sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Intercâmbio na Europa

Países europeus oferecem cursos de línguas e superiores para estudantes estrangeiros      

A necessidade de falar outras línguas faz com que os jovens busquem cursos de idiomas e até superiores em outros países. A Europa dispõe das melhores escolas de línguas e universidades, além da rica cultura, opções de passeios e muito mais.

Ao viajar para outro país, os estudantes têm a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo e fazer novos amigos, além de se preparar para o mercado profissional. Confira o roteiro com dicas importantes de como ingressar em um intercâmbio na Europa.
  • Alemanha – Para aprender alemão, os estudantes irão encontrar no país excelentes cursos para estrangeiros. Além de aprender a língua, os intercambistas podem praticar a fluência apreciando a história da Alemanha por entre seus fascinantes museus, como o Bavarian National Museum. Situado em Munique, o lugar foca todo o seu acervo na história da região da Baviera. Aos estudantes que já possuem bons conhecimentos da língua alemã, as universidades de Berlim, Düsseldorf, Essen, Freiburg e Leipzig oferecem cursos de graduação e pós-graduação, para aperfeiçoar não só o idioma, mas também se aprofundar na rica cultura do país.

  • Áustria (foto) – A Áustria oferece ótimos cursos de alemão, além de proporcionar aos estudantes de intercâmbio uma viagem inesquecível. Algumas instituições disponibilizam alojamentos ou casas familiares para a acomodação dos jovens. Ao vivenciar a magnífica cultura, aproveite para conhecer as inúmeras bibliotecas disponíveis em Viena, como a Biblioteca Nacional, no Palácio Hofburg. As Universidades de Viena e Salzburg proporcionam bolsas de estudos aos estrangeiros. 
  • Espanha – Com uma enorme variedade de escolas de idiomas e cursos superiores, o país permite uma imersão em sua cultura e tradições. O espanhol é hoje falado por 400 milhões de pessoas em todo o mundo e nada melhor que aprender esta língua em sua terra natal. A Espanha oferece cursos para todas as necessidades, desde os convencionais até os universitários e de pós-graduação, além de práticas remuneradas e outras opções. A duração dos cursos também varia e vai desde um mês até um ano. 
  • Irlanda (foto) – Atualmente, portadores de passaportes brasileiros podem simultaneamente estudar inglês e trabalhar legalmente por meio-período (até 20 horas semanais), ou em período integral durante as férias escolares. A oportunidade é para estudante de intercâmbio que tenham matrícula para um curso de no mínimo 15 horas de aulas por semana, com duração de pelo menos 25 semanas e que fizerem um registro junto ao serviço de imigração irlandês. A partir de 1º de janeiro de 2011, mudanças serão feitas nas regras para estudar na Irlanda. Consulte o site www.inis.gov.ie 
  • Itália – Para estudar italiano, o país possui escolas de línguas que recebem estudantes do mundo todo. O Instituto Michelangelo, localizado em Florença, tem programas de estudos variados, que se enquadra a qualquer tipo de situação, como cursos voltados para a História da Arte ou cozinha italiana, que ensina a preparar os principais pratos típicos da Itália. Para os apaixonados por moda, o país possui tradição no assunto e proporciona escolas conceituadas, como o Instituto Marangoni, que atrai estudantes de design e moda de todo o mundo. 
  • Portugal – Ter o português como idioma oficial é motivo de grande interesse por parte dos estudantes brasileiros. Portugal oferece inúmeras opções de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação e os brasileiros contam com a vantagem de não precisar se adaptar a outro idioma. Com cursos renomados voltados para aéreas específicas, a Universidade do Porto oferece programas interessantes para quem cursa (ou quer cursar) engenharia. Em Lisboa, o Instituto Camões também oferece programas para estudantes estrangeiros. Aproveite para conhecer as maravilhas que essas cidades oferecem. 

  • Grã-Bretanha (foto) – A Inglaterra possui conceituadas universidades que proporcionam bolsas de estudos aos jovens que querem aprender inglês na Grã-Bretanha. Há variadas opções de cursos, como em Cambrigde - conhecida mundialmente pela prestigiada universidade - ou Brighton. Em ambas, além de aprender o idioma, o aluno poderá aproveitar as inúmeras atrações e lugares para se divertir. A capital Londres também é muito procurada e oferece uma ótima estrutura para quem busca cursos de inglês. 
  • República Tcheca – A República Tcheca disponibiliza alguns cursos de curta e longa duração para estudantes interessados em aprender o idioma tcheco, e também oferece cursos superiores de graduação e pós-graduação, para aqueles que já possuem conhecimentos da língua. Para praticar a fluência, os jovens podem fazer excursões pelas fascinantes cidades tchecas, e conhecer um pouco da história e cultura do país, como o Museu Nacional de Praga. 
  • Suíça – Com pelo menos dez cidades universitárias e quatro línguas oficiais - alemão, francês, italiano e romanche - a Suíça oferece um grande suporte para os estudantes que querem fazer cursos de línguas ou superiores no país. Famoso por receber alunos do mundo todo em seus internatos, o país possui tradição em educação. As universidades possuem bolsas de estudos para jovens estrangeiros, que também podem ter a oportunidade de trabalhar durante o esse período e ainda conhecer as belas paisagens suíças.

Sobre a Comissão Europeia de Turismo

A Comissão Europeia de Turismo, fundada em 1948 e com sede em Bruxelas, é formada por 39 países e está representada na América Latina desde abril de 1983 e tem como objetivo promover a Europa como um destino turístico atraente e disseminar informações sobre os países europeus e suas principais atrações, mediante a realização de eventos promocionais para o trade de turismo, além de ações de sensibilização para jornalistas e consumidores finais. A CET para a América Latina é constituída ao todo por nove países: Alemanha, Áustria, Espanha, Irlanda, Reino Unido, Portugal, Itália, República Tcheca e Suíça. Para mais informações sobre a Europa e a Comissão Europeia de Turismo acesse: www.etc-corporate.org ou www.visiteurope.com
fotos: Visit Britain / Turismo da Áustria / Turismo da Irlanda

Para informações sobre intercâmbio procure a 
Mais informações:
World Study Niterói
(21) 2711.5383

Nenhum comentário: