Em sua nona edição o Araribóia Cine tem como tema “Fronteiras e Deslocamentos”. Os filmes e mesas de debates estarão centrados nas questões referentes a identidades, territórios, língua, exílio, migrações, viajantes, deslocamentos, além das fronteiras sexuais e de inclusão, entre outros.
A terra de Araribóia irá receber cineastas de todo o Brasil para debater seus filmes ao lado de nomes de reconhecida competência no meio audiovisual brasileiro, e especialistas no tema abordado.
Pelo quarto ano consecutivo o ARARIBÓIA CINE conta com o patrocínio da Petrobras (através do edital do Programa Petrobras Cultural), e pela terceira vez com a parceria do SESC, além de antigos parceiros como a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o apoio da Prefeitura de Niterói. O festival é realizado pela Universidade Federal Fluminense, a Artifício Cinematográfico e o IBEFEST.
Sessão de Abertura:
Dia 23 de novembro – Cinemark Plaza Shopping – 20h
Exibição do longa-metragem ELVIS E MADONA (foto), de Marcelo Laffitte. Premiado em diversos festivais o filme trata de forma cômica da história de um amor incomum. Presença de equipe e elenco.
Sinospe: entre Elvis (Simone Spoladore) sonha em ser fotógrafa, mas a necessidade de sustento faz com que aceite o emprego de entregadora de pizza. Madona (Ígor Cotrim) é uma travesti que trabalha como cabeleireira. Ela sonha em produzir um show de teatro de revista. Logo após conhecer Elvis, que é homossexual, elas se tornam grandes amigas. Mas, pouco a pouco, desperta neles um sentimento mais forte que a mera amizade.
Sessão Curtas e Médias:
26 a 28 de novembro – MAC – Sessões às 17h e 19h30
Sessões seguidas de debates com presença dos cineastas, atores e pesquisadores. Diversidade de formatos (experimentais, ficções, animações e documentários), diversidade regional (RJ, SP, PE, MG), filmes clássicos e novíssimos. Diretores consagrados e estreiantes.
Mostra Competitiva Digital:
24 a 26 de novembro – SESC Niterói – Sessões às 15h
Pelo quarto ano de competição teremos a presença dos diretores oriundos de RJ, SP, PE, PB, DF, MG, RS e BA, entre outros, além de filmes produzidos por projetos sócio-culturais como o niteroiense Me vê na TV e o carioca Cinema Nosso.
Homenagem a José Carlos Avellar:
Dias: 28 de novembro – MAC – Sessão às 19h30
O Araribóia Cine irá prestar uma merecida homenagem ao crítico, ensaísta, escritor e cineasta José Carlos Avellar cuja contribuição para a crítica audiovisual e a difusão do cinema brasileiro no Brasil e exterior é de extrema importância. Avellar é autor de dezenas de trabalhos sobre o cinema brasileiro e o cinema latino-americano.
Lançamentos:
- MAC – Será lançado o Caderno de Debates do VII Araribóia Cine. Trata-se da publicação dos debates realizados na edição de 2008. A publicação servirá como material reflexivo a ser utilizado principalmente em escolas e cineclubes.
- Lançamento dos livros selecionados no Prêmio Sav para publicação em pesquisa em Cinema e Audiovisual que premiou pesquisas e estudos acadêmicos independentes sobre cinema e audiovisual. O livro O filme nas telas – A distribuição do cinema nacional, de Hadija Chalupe da Silva, é resultado da pesquisa junto ao programa de pós graduação em Comunicação da UFF. Os outros dois títulos são Entre lanternas mágicas e cinematógrafos – As origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre (1861-1908), de Alice Dubina Trusz e Economia da cultura e cinema – Notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul, de Leandro Valiati
Debates:
Dia 24 de novembro – Mesas Triangulares com a participação da Ongs Amigos Na Cultura, de Volta Redonda (RJ) – 10h – SESC
Publico: estudantes de produção cultural, cinema, e público em geral.
Dia 25 de novembro – Encontro de Programadores e Curadoria, com a presença de programadores de salas independentes, cineclubes, curadores de festivais. A coordenação da mesa será de Paulo Máttar, Cine Arte UFF. – 10h – NPD – Niterói.
Foro Entre Fronteras:
A sessão do Foro Entre Fronteras trará os realizadores do projeto audiovisual de co-produção entre 4 países – Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A sessão será seguida de debates com os realizadores.
Dia 25 de novembro – Local: UniLaSalle - 19h
Pré–Estréias:
Dia: 24 de novembro – Caminhão Cine SESC – Campus do Gragoatá – 20h
Exibição do Longa-metragem FILHOS DE JOÃO, ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO, de Henrique Dantas. O genial documentário premiado como melhor filme pelo voto de público no Festival de Brasília de 2009, trata de um panorama da música popular brasileira dos anos 60 e 70 através do grupo musical Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado por seus integrantes e a influência sofrida pelo grupo do cantor João Gilberto.
Caminhão Cine SESC:
- O Caminhão Cine SESC estará pela primeira vez fazendo exibições ao ar livre:
No campus do Gragoatá, às 20h e na João Saldanha, em Praça Santa Bárbara:
24 de novembro (quarta) – Pré-estréia de FILHOS DE JOÃO, ADMIRÁVEL MUNDO BAIANO
25 de novembro (quinta) – Programa de curtas com os filmes RECIFE FRIO, de Kleber Mendonça Filho, HOMEM-BOMBA, de Tarcísio Lara Puiati e ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL, de André Queiróz e Thaís Bologna.
Na Praça João Saldanha, em Santa Bárbara:
26 de de novembro (sexta) – Programa de curtas com os filmes RECIFE FRIO (foto), de Kleber Mendonça Filho, HOMEM-BOMBA, de Tarcísio Lara Puiati e ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL, de André Queiróz e Thaís Bologna.
CineFoot:
No ano da Copa do Mundo o CineFoot – Festival de Filmes de Futebol marca presença no IX Araribóia Cine apresentando uma programação no UniLaSalle, sempre às 19h.
Locais de exibição:
Museu de Arte Contemporânea – Mirante da Boa Viagem, s/no.
SESC Niterói – Rua Padre Anchieta, 56 – Centro
Cinemark Plaza Shopping – Rua XV de novembro, 8 - Centro
UniLaSalle – Rua Gastão Gonçalves, 79 – Santa Rosa
NPD Niterói – Avenida Rui Barbosa, 388 – São Francisco
IACS/UFF – Rua Lara Vilela, 126 – São Domingos
Mais informações:
Produção Araribóia Cine – 9991-4013
Direção geral – Tetê Mattos – 8100-7713
E-mail: arariboiacine@centroin.com.br
Confira a programação completa no site www.arariboiacine.pro.br
Um comentário:
O still do filme Elvis e Madona é
Alisson Prodlik
Postar um comentário