quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Maria Ribeiro visita Oficinas Tela Brasil em Niterói

Curtas-metragens produzidos nas oficinas já foram selecionados em dezenas de festivais em todo o Brasil     

Depois de lançar o longa-metragem As Melhores Coisas do Mundo, e comemorar os cinco anos do Cine Tela Brasil no primeiro semestre, o trabalho continua para Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi. Desde 2008, eles coordenam as Oficinas Tela Brasil. Mais de 1200 alunos já passaram pelas oficinas itinerantes em 56 cidades, produzindo 168 curtas-metragens.

Agora, 20 jovens de Niterói terão a chance de produzir seus próprios curtas-metragens coordenados pela dupla de cineastas. Patrocinadas pela CCR Ponte, as Oficinas Tela Brasil são realizadas de 06 até 17 de novembro, no Núcleo de Produção Digital Niterói, na Av. Rui Barbosa, 388 - São Francisco – Niterói.

Durante as oficinas, os jovens aprendem as técnicas de produção e edição de roteiro e vídeo. Para garantir a presença dos alunos, cada um recebe uma ajuda de custo para transporte e pesquisa, no valor de R$ 110,00 (R$ 10,00 por dia).

A estreia dos curtas-metragens produzidos nas Oficinas, no dia 20 de novembro, será acompanhada de perto pela atriz Maria Ribeiro, que dividirá com os alunos suas experiências na área. A exibição dos filmes será aberta ao público e gratuita e dará a chance de os jovens apresentarem aos amigos e à família os trabalhos produzidos. O evento será na sala do Cinemark, no Plaza Shopping Niterói, às 11h.

Maria Ribeiro já trabalhou como atriz no cinema e no teatro. Em 1999 atuou em Orfeu, que foi o primeiro de treze filmes que participou. Recentemente fez parte do elenco em Tropa de Elite e Tropa de Elite 2. Em 2009 dirigiu o documentário Domingos, em homenagem ao cineasta Domingos Oliveira.

Dezenas dos vídeos produzidos nas Oficinas Tela Brasil foram selecionados em importantes festivais, como o Tia Dita (20º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, VIII Festival Araribóia em Niterói e 16ª edição do Vitória Cine Vídeo, em Vitória); Pão com mortadela e meia mussarela (19º Festival  de Curtas de São Paulo, Goiânia Mostra Curtas, Visorama 3, Festival Visões Periféricas e CineCufa 2009); Dr. Poporowiscky (4º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do MERCOSUL Festival CineCufa); além disso, 32 dos 161 vídeos selecionados para o CineCufa - Festival Internacional de Filmes de Periferia (Rio de Janeiro, 2009) são frutos das Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil.

“Com uma câmera na mão, esses jovens produzem trabalhos surpreendentes. Os festivais são muito gratificantes para nós, mas o nosso maior objetivo é que os alunos usem as Oficinas como uma ferramenta de expressão para que eles contem, por meio do audiovisual, suas histórias e seus sonhos”, fazem coro Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky.

Portal Tela Brasil – Para ampliar a abrangência das oficinas, foi criado, em parceria com a Fundação Telefônica, um portal (www.telabr.com.br) com conteúdo audiovisual, onde os jovens encontram exercícios virtuais, textos, filmografias, bibliografias e links comentados, informações sobre editais, festivais e concursos.

Sobre a CCR Ponte: A CCR Ponte é responsável, desde 1995, pela administração da Ponte Rio-Niterói, via com 13 quilômetros de extensão e 10 quilômetros de acessos. Inaugurada em 1974, ainda é uma das maiores pontes do mundo.  Ela foi a primeira rodovia concedida do País e a primeira concessão a integrar o Grupo CCR.

Oficinas Tela Brasil em Niterói
Realização: Buriti Filmes
Patrocínio: CCR Ponte
Coordenação: Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi
Aulas: 06 a 17 de novembro
Horário das aulas: Segunda a sexta das 19h às 23h, e sábados e domingos das 9h às 18h
Local das aulas: Núcleo de Produção Digital Niterói
Endereço: Av. Rui Barbosa, 388 - São Francisco – Niterói
Tel.: (21) 2610-1516
Exibição dos curtas-metragens: 20.11
Horário: 11hs
Local da exibição: Cinemark, Plaza Shopping Niterói
Endereço: Rua 15 de Novembro, 8 – Loja 333
Portal Tela Brasil: www.telabr.com.br

Nenhum comentário: