quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Militar morto no Haiti recebe homenagem da câmara de Niterói

A Câmara de Vereadores de Niterói realiza nesta terça-feira, dia 23, às 19 horas, sessão solene em homenagem à família do militar Marcus Vinícius Macedo Cysneiros, morto em janeiro, durante o terremoto que abalou a cidade de Porto Príncipe, capital do Haiti, onde o coronel atuava pela forças de Paz da ONU. A iniciativa da homenagem é do Vereador André Diniz, que entregará a medalha João Batista Petersen à mãe do militar, Elza Dely Veloso.

Niteroiense, nascido em 1968, O Coronel Marcus Vinícius estudou no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho e aos 14 anos ingressou na Escola Preparatório de Cadetes do Exército, em Campinas, no interior de São Paulo, onde se preparou para cursar a Academia Militar das Agulhas Negras, onde seguiu uma brilhante carreira obtendo especialização em Gestão estratégica da Informação e Mestrado em Ciências Militares. Também cursou doutorado na Universidade de Brasília, na área de história social.

“Com dignidade, honra, dedicação e singular inteligência, O Coronel Marcus sempre defendeu a pátria. Embasado em seu desejo de um mundo mais justo, aceitou com orgulho, mesmo sacrificando o convívio com sua família, o convite para integrar a Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH), sob o comando das Forças Armadas do Brasil. Esta foi sua última e mais brilhante missão”, destaca o Vereador André Diniz em sua justificativa.

Além da homenagem prestada pela Câmara de Vereadores à sua família, o Coronel também recebeu do Governo Brasileiro, em reconhecimento à dedicação e compromisso com a pacificação e a organização do Haiti, a Medalha do Pacificador com Palma, que é concedida aos militares brasileiros que, em tempo de paz, no exercício de suas funções ou no cumprimento de missões de caráter militar, tenham se distinguido por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida.

Nenhum comentário: