terça-feira, 30 de novembro de 2010

Natal na Câmara vai ter evento pela acessibilidade

Encontro que acontece na quinta-feira, vai antecipar comemorações pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência      

Apresentações de grupos musicais, desfiles de roupas, danças e atividades sociais voltadas para o público vão marcar a inauguração da decoração de Natal da Câmara de Vereadores de Niterói, na quinta-feira, dia 2 de dezembro, antecipando as comemorações pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em todo mundo no dia 3 de dezembro. O Natal na Câmara com Acessibilidade é uma realização conjunta da Câmara de Vereadores com a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Acessibilidade e vai encerrar com show do Grupo de Pagode Nosso Sentimento e a chegada do Papai Noel oficial de Niterói para saudar a todos e desejar um feliz natal.

“Resolvemos esse ano nos unir com a secretaria de acessibilidade do município e abrir nossos festejos natalinos com um evento em que queremos chamar a atenção da sociedade para a acessibilidade plena do portador de deficiência. A Câmara já vem trabalhando para isso em diferentes aspectos e queremos ampliar este canal de acessibilidade. O evento é uma grande confraternização de Natal com o objetivo de chamar a atenção para os desafios que ainda temos pela frente para sermos uma cidade inclusa e acessível a todos aqueles que são portadores de algum tipo de deficiência, que segundo o IBGE atinge cerca de 14,8% da população”, explica Paulo Bagueira, presidente da Câmara.

A festa terá início às 14 horas, do dia 2 de dezembro, com um palco montado nas escadarias da Câmara onde se apresentarão vários artistas, dançarinos e profissionais que atuam no meio artístico junto com pessoas com deficiência. Paralelo às apresentações artísticas, cerca de 12 instituições públicas e privadas da cidade estarão dando atendimento gratuito à população com serviços variados como medição de pressão arterial, avaliação postural, dicas de saúde e bem estar. “É um projeto amplo que realizamos ao longo de todo o ano e que resolvemos concluir o ano de 2010 com o trabalho conjunto da Câmara de Vereadores”, explica Tânia Rodrigues, Secretária de Acessibilidade de Niterói.

Além das apresentações que deverão terminar às 20 horas, diversos artistas como Leandro Hassum, Isabel Filardis e Gisele Policarpo já gravaram depoimento em apoio ao evento e pela acessibilidade sem limites em todas as esferas da cidade. “Queremos a participação de toda a sociedade neste programa que prevê tornar Niterói uma cidade 100% acessível tanto para o lazer, quanto para a educação, a cultura, o entretenimento e a saúde”, finaliza a Secretária Tânia Rodrigues.

Nenhum comentário: