quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SEC promove 1º Encontro de Cultura Livre para produção multimídia

Nos dias 25 e 26 de novembro, acontece o I Encontro de Cultura Livre do Núcleo de Cultura Digital (Escritório de Apoio à Produção Cultural - EAPCult) da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Os encontros têm por objetivo a capacitação de profissionais, artistas e técnicos dos Pontos de Cultura em produção multimídia com softwares livres. A partir da demanda de cada participante, as ferramentas serão explicadas durante a execução de um projeto prático, acompanhado de debates sobre cada linguagem e a filosofia do software livre. O encontro é aberto e gratuito, porém sujeito à lotação.

O evento será quinta e sexta na Agência Mídia Livre, na Rua Joaquim Silva 42, Lapa, das 10 às 18 horas. Os interessados precisam confirmar sua participação na oficina enviando mensagem com nome e o tipo de produção (áudio, vídeo, web, texto, animação, programação, etc) que pretende pesquisar para o email: eapcult.culturadigital@gmail.com

O Escritório de Apoio à Produção Cultural (EAPCult), da SEC, promove qualificações gratuitas em gestão cultural para grupos, produtores e gestores de todo o estado. O Escritório conta com profissionais qualificados em diversas áreas, tais como: elaboração de projetos; marketing produção e gestão cultural; cultura digital; legalização e formalização de empreendimentos culturais; e técnicas de prestação de contas. Cada área de conhecimento é representada por um núcleo de consultores. O Núcleo de Cultura Digital do EAPCult atua junto aos Pontos de Cultura da região, capacitando-os em temas relacionados à cultura digital e a produção de mídia com tecnologias livres.

A programação das oficinas começa às 10h, com um bate-papo sobre cultura digital, copyright, software livre e bens comuns. O programa segue com uma oficina sobre instalação e configuração de programas de código-aberto para produção multimídia. No segundo dia serão realizadas atividades práticas tendo em vista a capacitação para o uso de software livre e o estímulo à pesquisa autônoma ("sevirismo") na rede.

Programação:

(dia 25)-  
10h às 13h_ Desconferência sobre cultura livre e bens comuns com remix de filmes como: Improprietário, Revolution OS, Good Copy Bad Copy, Steal This Film, The Code.
14h às 18h_ Estúdios Livres: migração para sistemas de código-aberto. Produção multimídia profissional com software livre.

(dia 26) - 
10h às 13h_ Mão na massa: animação em 2D e 3D, paisagens sonoras transmissão de áudio e vídeo pela web seviristas: autodidatismo na rede.
14h às 18h_ Finalização e publicação dos trabalhos

Nenhum comentário: