sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Tire férias em uma ilha sob medida para você

Aproveite para passar bons momentos na Madeira, uma ilha cheia de encantos em Portugal      

A Ilha da Madeira é encantadora. Com sua gastronomia mediterrânica, tradições e belas paisagens, este território português promete proporcionar a seus turistas momentos únicos. Aproveite abaixo um roteiro breve que pode ser feito em três dias, porém, não é demais avisar, será difícil você querer cumpri-lo somente neste curto período de tempo.
Comece o dia numa esplanada junto à Marina do Funchal. Relaxe enquanto aprecia o belo cenário formado pela baía e pelas montanhas ao redor e prepare-se para um passeio numa levada, descobrindo recantos deslumbrantes da natureza na Ilha da Madeira. As levadas são estreitos canais de irrigação criados pelos antigos colonos para trazer a água das nascentes a toda ilha. Utilizadas hoje em percursos de trekking pela sua beleza, uma ótima sugestão, entre muitas opções, é a Levada do Rabaçal até as 25 Fontes, um lugar de 25 quedas de água onde se pode refrescar. Já em Eira do Serrado, conheça atentamente a aldeia do Curral das Freiras, localizada na cratera de um vulcão extinto – não deixe de provar o licor de castanha antes de regressar ao hotel.
No segundo dia, pode ficar no hotel e relaxar com uma massagem com pedras vulcânicas ou fazer o passeio a pé pela Promenade Lido, até a Praia Formosa. Se escolheu a segunda opção, com certeza o passeio lhe abrirá o apetite. Pare num restaurante de marisco ou peixe fresco à beira-mar e brinde com o famoso vinho da Madeira. À tarde siga pela Encumeada até São Vicente, uma vila de casario tradicional na costa norte, em plena Floresta Laurissilva, classificada Patrimônio Natural Mundial pela Unesco. Aqui, pode embarcar na réplica da Nau de Cristóvão Colombo e apreciar outra perspectiva da Madeira, agora vista do mar.
Reserve o terceiro dia exclusivamente para visitar a Ilha de Porto Santo e fazer um programa de relaxamento na Clínica de Talassoterapia. Almoce no Porto de Abrigo e passeie pela fabulosa praia. Conheça um pouco melhor Vila Baleira e visite a Casa onde viveu Cristóvão Colombo.

Gostinho de quero mais
Se você decidir esticar a temporada (o que é muito provável) aproveite para fazer compras. Depois de se encantar com o verde da natureza e o azul do mar, passando pelas coloridas vilas típicas, você vai querer com certeza levar um pedacinho deste paraíso com você!
No Funchal percorra as ruas tranquilas, visite os magníficos jardins, faça compras ou desfrute simplesmente de momentos únicos nas agradáveis esplanadas. Compre uma peça de Bordado da Madeira. Desde pequenos lenços às tradicionais e belas toalhas de mesa são verdadeiras obras de arte.
Qual a casta de que mais gosta? Depois de ter provado o vinho numa adega ou numa das lojas de vinho espalhadas pela cidade, compre pelo menos uma garrafa e leve-a para casa. Os artigos em vime estão disponíveis por toda a cidade do Funchal e também por toda a ilha, mas o centro da produção de artigos situa-se na Camacha, com variadas opções de cores e formas.
Depois das compras, que tal relaxar em uma das famosas “estâncias de saúde” da Madeira? A ilha é também procurada por suas qualidades terapêuticas para a cura de doenças, especialmente do aparelho respiratório. Mergulhe numa ilha de águas calmas e límpidas e tire partido dos extratos de algas e plantas, do fresco aroma das flores, do ar puro aliado ao clima temperado e renove as suas energias.
Aproveite o vasto leque de opções que a grande maioria dos estabelecimentos hoteleiros oferece - piscinas naturais, saunas e centros de massagens. Alguns são mesmo “centros de saúde", com talassoterapia, hidromassagem, banho turco, centros de estética, entre outros.
Possuidora de elementos tão saudáveis quanto naturais, a Madeira oferece-lhe as condições essenciais para desfrutar de férias relaxantes ou revigorantes em qualquer época do ano.

Golfe
A Madeira pode ser considerada um pequeno paraíso subtropical europeu no mapa dos grandes destinos de golfe. A facilidade de voos a partir de Lisboa e de outras capitais europeias permite o deslocamento rápido até ao Funchal, capital deste éden subtropical de florestas primitivas, espetaculares montanhas e jardins coloridos que Winston Churchill gostava de pintar.
É nesta beleza descoberta pelos navegadores portugueses em 1420, que se localizam dois campos com projeto assinado por Robert Trent Jones. Prepare-se para um excitante desafio em Santo da Serra. Golfistas experientes consideram-no um dos mais espetaculares campos de montanha da Europa e vai ser interessante fazer combinações de jogo em 3 loops de 9 buracos. Onde quer que jogue conte sempre com uma manutenção impecável e vistas fabulosas que podem ser do Oceano, da baía do Funchal, da flora exótica dos profundos vales da Ilha.
A Madeira reserva muito mais surpresas aos seus visitantes. Não perca o lindíssimo Festival das Flores, caso organize sua viagem para abril. Também é imperdível descer num carro de cesto ou provar a sua culinária deliciosa, como o famoso Bolo do Caco, um pão típico da região da Madeira que pode ser consumido como entrada, acompanhamento ou até como iguaria principal.

Nenhum comentário: