terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro promove concurso para escolha do melhor Bolo Rei

A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro está promovendo um concurso entre padarias e confeitarias do Rio de Janeiro para a escolha do melhor Bolo Rei.       

“O evento faz parte das comemorações de 100 anos da Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro, a serem celebrados em 2011 - ano de Portugal no Brasil", destacou o presidente da instituição, Paulo  Elísio de Souza.


Trazido no período colonial pelos imigrantes portugueses, o Bolo Rei representa os presentes oferecidos pelos Reis Magos ao menino Jesus e é um dos principais símbolos das festas de fim de ano e do Dia de Reis, em 06 de janeiro.

A exposição dos bolos e o anúncio do vencedor acontecerão dia 06 de janeiro,às 18h, no Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana. 

O júri será formado por chefs de cozinha e personalidades da comunidade luso-brasileira. Serão avaliados quatro itens: a apresentação, a textura, o sabor e  o aroma.

Os interessados em participar do concurso devem ligar para 2220-1083 ou enviar uma mensagem para  atendimento@camaraportuguesa-rj.com.br. As inscrições vão até o dia 04 de janeiro.


O Bolo Rei, com sua forma de coroa e brilho nas suas frutas cristalizadas tem uma história de dois mil anos. A casca dourada lembra o ouro (símbolo da realeza), o miolo e as frutas cristalizadas representam a mirra (símbolo da imortalidade) e o aroma está associado ao incenso (símbolo da divindade).

Segundo a tradição, o Bolo Rei deve ser acompanhado de uma fava ou um pequeno brinde dentro da sua massa, que representa sorte a quem tirar a fatia premiada.  

O Dia de Reis marca o fim do ciclo das festas natalinas, quando são desmontados os presépios, as árvores de natal e retiradas as guirlandas das portas.

Nenhum comentário: