terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Museu Carmen Miranda homenageia o centenário de Noel

O compositor Noel Rosa, caso estivesse vivo, teria completado 100 anos no dia 11 de dezembro. Para celebrar esta data, o Museu Carmen Miranda, espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, abre a exposição “Carmen e Noel – Taí, com que roupa eu vou?” nesta terça-feira (14/12), às 18h.  

O público verá um painel sobre Noel Rosa, com fotos do cantor e de Carmen Miranda com amigos, durante os primeiros anos da década de 30. Na exposição poderão ser vistos também dois trajes que Carmen usava antes de apresentar-se vestida de baiana,  sua marca-registrada a partir de 1939. A mostra será aberta ao público a partir de quarta-feira (15/12) e vai até 15 de março de 2011, com entrada franca.

 “Carmen e Noel - Taí, com que roupa eu vou?” foi concebida com o objetivo de resgatar a atmosfera cultural dos anos 1930 e a revelação de dois grandes artistas: a embaixatriz do samba com a música “Eu fiz tudo prá você gostar de mim (Tai)” e o poeta do samba com a música, "Com que roupa?". Carmen Miranda e Noel Rosa popularizaram um novo estilo musical: o samba. Ela, uma cantora da cidade, criativa e cheia de bossa, a nossa rainha do rádio.  Ele, um compositor de subúrbio, irônico e mordaz, criador de letras que se tornaram verdadeiros relatos de uma época.

O Museu Carmen Miranda, que tem como foco principal a vida da própria artista, também visa mostrar a temática do que é relativo à cantora e aos seus contemporâneos, principalmente no universo artístico. Entre os dois cantores houve apenas três encontros, quando Carmen gravou as seguintes músicas de Noel em parceria com outros compositores: “Assim, sim”, parceria com Francisco Alves e Ismael Silva, em 1932; “Retiro da Saudade”, com Nássara, em 1934, e “O que é que você fazia?”, com Hervé Cordovil, em 1936. Em paralelo, o museu expõe, permanentemente, uma mostra de trajes e adereços de palco utilizados pela Pequena Notável em seus shows.

 A exposição “Carmen e Noel – Taí, com que roupa eu vou?” fica em cartaz de 15 de dezembro a 15 de março de 2011, de terça a sexta, das 10h às 17h e aos fins de semana e feriados, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

Serviço:

Abertura da Exposição: “Carmen e Noel – Taí, com que roupa eu vou?” – 14 de dezembro, às 18h
Período: De 15 de dezembro a 15 de março de 2011
Terça a sexta, das 10h às 17h / Sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h
Entrada gratuita
Museu Carmen Miranda - Avenida Rui Barbosa, s/n, Parque do Flamengo
Informações: 2334-4293 e museucarmenmiranda@gmail.com

Nenhum comentário: