segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pelas ruas de Santo Domingo

Charmosa capital dominicana atrai turistas do mundo todo pelo vasto legado histórico e cultural   

Conhecida por ser a primeira cidade das Américas e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Santo Domingo combina aspectos de grande metrópole, agitada e moderna, mas ainda guarda o charme e a elegância nas características de seus monumentos antigos, que contam a história do surgimento do novo mundo.

Banhada pelo Mar do Caribe, a capital da República Dominicana oferece atrações para toda a família, que poderá se encantar ao caminhar pela Zona Colonial, às margens do rio Ozama, que reúne edifícios históricos e belezas arquitetônicas, a começar pela Calle Las Damas. A primeira rua de pedras do continente americano recebeu este nome por servir de passeio para Dona Maria de Toledo, esposa de Cristóvão Colombo e suas damas da corte.

No centro da cidade antiga, o Parque Colón é rodeado por variados restaurantes que produzem o melhor da culinária típica dominicana. Conheça a Catedral Primada, ou Santa Maria de la Encarnación, construída entre 1514 e 1520, sendo a primeira igreja do Novo Mundo e um dos símbolos históricos de Santo Domingo. Restaurada recentemente, é um ponto turístico imperdível.

Assim como o Parque Colón, a Plaza España, repleta de restaurantes e bares descolados, reúne dominicanos e turistas, e à noite é possível apreciar a vista para o iluminado Alcazár de Colombo e as imperdíveis apresentações artísticas de merengue, teatro e bachata. Construído na época colonial por Don Diego Colombo, filho de Cristóvão Colombo, o Alcazár servia como residência da família. Hoje abriga um completo museu, que conta sobre as expedições que colonizaram México, Porto Rico, entre outros países da América Central.

No Aquário Nacional, os visitantes andam sob um imenso tanque, onde se tem visão privilegiada dos animais marinhos abrigados ali. Outro ponto turístico interessante em Santo Domingo é o Jardim Botânico, onde estão mais de 200 tipos de palmeiras e 300 tipos de orquídeas, ideal para os mais curiosos e apaixonados por plantas.

Os turistas mais animados podem aproveitar a noite na capital dominicana para dançar e curtir os ritmos caribenhos. Além disso, um passeio noturno pela Avenida George Washington, o Malecón de Santo Domingo, é ideal para sentir a leve e fresca brisa noturna que vem do mar ou também caminhar pelo passeio do Boulevard da Avenida 27 de Fevereiro, para apreciar obras de arte ou ouvir música ao ar livre.

Nenhum comentário: