quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Santa Marta, um destino completo na Colômbia

Primeira cidade fundada na América do Sul encanta pelo charme histórico e paisagens incríveis     

Localizada no Caribe colombiano, Santa Marta foi a primeira cidade fundada na América do Sul, em 1525. O lugar se destaca pelas belezas naturais e localização privilegiada, em um ponto que une a Serra Nevada, complexo montanhoso que alcança os 5.577 metros de altitude, ao maravilhoso Mar do Caribe.

No centro histórico, o viajante irá se deslumbrar com o charme da arquitetura colonial e pontos turísticos como a Catedral Basílica de Santa Marta, uma das igrejas mais antigas do país, que já abrigou os restos mortais do herói libertador Simón Bolívar, ou o Paseo Batidas, marco da fundação da cidade à beira mar. Já na Plaza de Bolívar, o Museo del Oro Tayrona exibe as joias feitas pelos índios tayrona, que habitavam a região antes da época da colonização pelos espanhóis.

A fazenda Quinta de San Pedro Alejandrino, no bairro de Mamatoco, onde o libertador Simón Bolívar morreu, é hoje um simpático museu com exposições permanentes de arte contemporânea, botânica e histórica. O que mais chama a atenção dos visitantes é o quarto onde o personagem histórico morreu de tuberculose, que ainda mantém a cama, o criado-mudo e o relógio que marca 13h05, cinco minutos após sua morte.

A Serra Nevada de Santa Marta, montanha mais alta da Colômbia com 5.577 metros, foi declarada Reserva da Biosfera, do Homem e da Humanidade pela UNESCO, e abriga a fascinante Ciudad Perdida ou Buritaca, um complexo construído em pedra pelos povos indígenas que viviam ali e que fugiram dos espanhóis no século XVI.

Outra atração imperdível é El Rodadero, uma praia urbana bem agitada, repleta de hotéis, restaurantes e passeios para toda a família. O Aquário del Rodadero possui mais de 100 espécies marinhas distribuídas em 13 tanques e 15 aquários, e no Museo do Mar encontram-se mandíbulas de tubarões, restos de navios afundados e conchas. Nadar com os golfinhos é a atividade mais procurada. No bairro de Bello Horizonte, conheça o parque de aventura Mamancana, que oferece arvorismo, caminhadas, montain bike e escaladas em um bosque seco e tropical dentro da cidade. A antiga vila de pescadores Taganga, situada em uma baía com morros verdejantes e praias límpidas, encanta quem gosta de mergulhar e desfrutar os encantos do mar caribenho.

E não deixe de visitar o Parque Nacional Tayrona, um santuário da natureza repleto de vestígios arqueológicos. São 12.000 hectares terrestres e 3.000 marinhos, que em 1969 foram declarados como parque natural pelo alto valor biológico e arqueológico que possuem. Nele, é possível se hospedar nos luxuosos Ecohabs, chalés com tetos de sapé em forma de cone, que acomodam até quatro pessoas e disponibilizam jacuzzis, spa e restaurantes. Simplesmente fascinante.

Nenhum comentário: