terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Última semana para assistir “Os Moços Bonitos”, de Artur Azevedo

Cerca de 500 pessoas já assistiram ao espetáculo que encerra temporada nesse domingo      
Um passeio pela vida no início do século passado. É assim que podemos definir a experiência de assistir ao espetáculo “Os Moços Bonitos” que termina a sua temporada, na Sede da Cia. De Teatro Contemporâneo, nesse final de semana. A peça, que é adaptada e dirigida por Gilles Gwizdek, aborda um pedaço da história do Rio de Janeiro do início do século XX: o adiamento da Primeira Exposição Nacional, em 1908 e utiliza notícias do cotidiano da época, como gatunos que usavam sua boa aparência para roubar moças indefesas, como pano de fundo.
 “Os Moços Bonitos” tem patrocínio do Banco Indusval Multistock e apoio de Granado, Líder Forte, Werner, Brechic, Real Móveis, Espírito do Chopp, Pizza Park e Brechó Estilo by Celso. E trata-se de uma seqüência de O Crime da Rua da Carioca, encenado com sucesso em agosto e setembro de 2010. 
O espetáculo é uma compilação de sainetes (esquetes), escritos entre 1906 e 1908 e publicados semanalmente no jornal O Século, adaptados do Teatro a Vapor, de Artur Azevedo.
Gilles Gwizdek criou a peça pensando em dar vida ao cenário político, social e cultural daquela época de transformações que ocorria no Rio de Janeiro entre os anos de 1906 e 1908. “Os textos de Arthur Azevedo têm um humor solto, livre e que fala do cotidiano. A peça Os Moços Bonitos faz um passeio pelos acontecimentos do Rio daquela época. São retratadas as mudanças arquitetônicas, a modernidade, o jogo do bicho, a resistência da população à mudança. A obra do autor é muito rica e precisa ser resgatada”, explica o diretor. 
Artur Azevedo
O autor usava as notícias e acontecimentos sociais, que repercutiam na população carioca do início do século XX, como matéria para a criação de sua comédia. Assim, o público poderá vivenciar o cotidiano e os hábitos de uma família típica da sociedade carioca do início do século XX, e dos demais personagens que se relacionam com ela, como um padre, o dono da pensão, a empregada, entre outros.
“Os Moços Bonitos” fica em cartaz até 12 de dezembro, aos sábados, às 21h, e domingos, às 20h. O elenco é formado por jovens atores da atual cena cultural carioca: Cláudia de Luis, Pedro Paulo Medeiros, Henrique Moraes, Andréa Gaspar, Júlia Couto, Olívia Cosendey, Isabelle Espindola, Carolina Santana, Victor Mafra, Fábio Félix, Cássia Vanessa, Daniel Vidal e Ruy Lemos. Classificação 14 anos. Duração: 70 minutos.
A Companhia de Teatro Contemporâneo fica na Rua Conde de Irajá, 253 – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ (próximo à Cobal do Humaitá).Telefone: (21) 2537-5204. 

Serviço:
Os Moços Bonitos
Até 12 de dezembro
Sábados, às 21h, e domingos, às 20h
Local: Sede da Cia de Teatro Contemporâneo - Teatro I - Rua Conde de Irajá, 253 – Botafogo (próximo à Cobal do Humaitá)
Contatos: (21) 2537-5204/ 2530-5264
Ingresso: R$ 20,00 (50% de desc. para estudantes e idosos)
Compra pela internet no site www.ingresso.com.br
Classificação 14 anos. Duração: 70 minutos.

Nenhum comentário: