quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Coluna Click: Cuidados básicos com sua câmera



Por: Renata Ludwig (fotógrafa)    

Amigos leitores, tenho recebido muitas perguntas, por email,  relacionadas a equipamentos. Neste mês, então,  resolvi escrever sobre um dos aspectos que considero mais importante que são as boas práticas de uso das câmeras digitais.     
No uso frequente das câmeras digitais é comum que ocorra algum desgaste, porém com cuidados simples você poderá estender o tempo de vida útil da sua câmera e ter seus registros de férias e festas em família com a melhor qualidade que sua ela  pode oferecer. 
Mantenha sempre sua compacta em lugar ventilado, caso contrário a umidade dentro de caixas de madeira,  plástico ou  papelão podem aumentar o risco de aparecimento de fungos na lente. Na praia, não deixe o sol batendo direto na câmera e não faça o manuseio do equipamento se não tiver certeza que suas mãos estão livres de areia e de bronzeador. Ah! Não jogue a câmera em qualquer lugar, fiz isso por mera desatenção e perdi uma compacta novinha, porque a bolsa estava muito úmida por dentro. Já na neve, só deixe a câmera ao ar livre quando for fazer o registro fotográfico, pois as baixas temperaturas podem congelar o circuito eletrônico da digital. 
Limpar a câmera é essencial para captar imagens de qualidade. Ninguém vai querer uma foto embaçada ou cheia de pontinhos pretos. Para isso, na lente, use produtos específicos e uma flanela anti-estática, e lembre-se, limpe usando a flanela de forma circular e suave. Jamais use álcool ou produtos de limpeza como desinfetantes e detergentes de uso doméstico. 
A alça é uma grande aliada para evitar as quedas. Use-a sempre pendurada no pescoço ou enrolada no punho enquanto estiver fotografando. Eu paticularmente, não gosto de usar no pescoço porque fico limitada nos movimentos o que prejudica a composição da foto. 
Para transportar sua câmera digital dê preferência àquelas bolsas com divisórias, assim você poderá alojar também as pilhas, baterias e cartões de memória. Além de facilitar o transporte você irá proteger seu equipamento. 
As pilhas e baterias nunca devem ficar guardadas dentro da câmera, pois vazamentos indesejáveis podem danificá-la. Além disso, nunca misture pilhas velhas e novas, pois isso provoca queda na performance da câmera. Já as baterias devem ter sua carga esgotada até o final, antes de recarregá-la. 
Os cartões de memória devem ser introduzidos ou retirados com a câmera sempre desligada, senão você esta sujeito a extraviar dados e impedir novas gravações. E muita atenção ao inserir o cartão, pois se forçar a entrada do cartão na posição errada poderá prejudicar o circuito elétrico. Os cartões de memória de qualidade inferior não resistem a temperaturas extremas. Já tive esta surpresa indesejável em ambos os casos, na Antártica e no Egito, aprendi que o barato ás vezes sai muito caro! 
Concluindo, tomando esses  pequenos cuidados você manterá sua câmera funcionando bem por muito tempo. 
Não deixem de escrever enviando  suas dúvidas ou sugestões. 
Até o próximo mês!


Renata Ludwig é fotógrafa. Professora de Fotografia, Photoshop e Lightroom. É membro da Fototech (Associação Nacional de Fotógrafos). Membro da NAPP (National Association of Photoshop Professionals).
Contatos: Fones: 99541508 e 26119226  
e-mail: renata@renataludwig.com 
Twitter: renata_ludwig


Nenhum comentário: