Um clássico da Comédia dell" Arte, de Carlo Goldoni, Arlequim, Servidor de Dois Patrões, estréia no dia 15 de janeiro no Teatro 2, na Sede da Cia. De Teatro Contemporâneo. O espetáculo é dirigido por Silvia Carvalho e fica em cartaz aos sábados e domingos, às 18h.
Na história, a casa do velho Pantaleão serve de cenário para o noivado entre os jovens apaixonados Clarice e Sílvio. Até que um estranho traz o recado de que o antigo noivo de Clarice, que era dado como morto, estava a porta pedindo para entrar. As duras palavras saem da boca de um saltitante rapaz: Arlequim. Depois daquela visita, as vidas de Pantaleão, sua filha, seu noivo e todos os seus convidados nunca mais seriam as mesmas.
“A montagem da peça de Goldoni é surpreendentemente oportuna e atual. Quando observamos a grande empatia do personagem central com a platéia e percebemos como crianças e adultos se divertem com as confusões que Arlequim ingenuamente provoca, é fácil concluir que o espírito alegre e popular daquele servidor se mescla ao ‘jeitinho brasileiro’, que consegue driblar com bom humor e criatividade os reveses da vida”, diz Silvia Carvalho, diretora do espetáculo. E acrescenta: “É impossível não torcer por esse adorável anti-herói. Como diria Esmeraldina, personagem da peça, ‘Até as pedras se apaixonariam por ele’”.
No espetáculo estão algumas das principais máscaras que fizeram a história da comédia dell´arte. Além do ágil Arlequim - servo trapalhão que cria as maiores confusões apenas para ganhar um trocado a mais - estão figuras antológicas como o Pantaleão (caricatura do velho avarento e ridículo), o doutor (símbolo da retórica vazia), Briguela (o dono dos sabores da cozinha italiana), os enamorados (que sempre sofrem com os desencontros até o final feliz) e Esmeraldina (a criada esperta e sedutora). Eles se unem numa trama que envolve muitos encontros e desencontros, trocas de pares, mentiras, enganos e, acima de tudo, surpresas. Tudo embalado pela sátira de Carlo Goldoni.
Arlequim, Servidor de Dois Patrões fica em cartaz até 6 de fevereiro. O elenco é formado por jovens atores da atual cena cultural carioca: Bruna Visnky, Bruno Seixas, Luiza Valente, Eloise Marangoni, Mei Fernandes, Léo Fernandes, Pedro Rodrigues, Rodrigo Viegas, Renan Ferro, Monnik Poubel, Talita Stein e Vini Oliveira. Classificação Livre. Duração: 70 minutos.
A Companhia de Teatro Contemporâneo fica na Rua Conde de Irajá, 253 – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ (próximo à Cobal do Humaitá).Telefone: (21) 2537-5204.
Serviço
Arlequim, Servidor de Dois Patrões
De 15 de janeiro a 6 de fevereiro
Sábados e domingos, às 18h
Local: Sede da Cia de Teatro Contemporâneo - Teatro I - Rua Conde de Irajá, 253 – Botafogo (próximo à Cobal do Humaitá)
Contatos: (21) 2537-5204/ 2530-5264
Ingresso: R$ 20,00 (50% de desc. para estudantes e idosos)
Compra pela internet no site www.ingresso.com.br
Classificação Livre. Duração: 70 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário