quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Comédia “Arlequim, Servidor de Dois Patrões”

Espetáculo pode ser assistido a partir do dia 15 de janeiro na Sede da Cia de Teatro Contemporâneo   

Um clássico da Comédia dell" Arte, de Carlo Goldoni, Arlequim, Servidor de Dois Patrões, estréia no dia 15 de janeiro no Teatro 2, na Sede da Cia. De Teatro Contemporâneo. O espetáculo é dirigido por Silvia Carvalho e fica em cartaz aos sábados e domingos, às 18h.

Na história, a casa do velho Pantaleão serve de cenário para o noivado entre os jovens apaixonados Clarice e Sílvio. Até que um estranho traz o recado de que o antigo noivo de Clarice, que era dado como morto, estava a porta pedindo para entrar. As duras palavras saem da boca de um saltitante rapaz:  Arlequim. Depois daquela visita, as vidas de Pantaleão, sua filha, seu noivo e todos os seus convidados nunca mais seriam as mesmas.

“A montagem da peça de Goldoni é surpreendentemente oportuna e atual. Quando observamos a grande empatia do personagem central com a platéia e percebemos como crianças e adultos se divertem com as confusões que Arlequim ingenuamente provoca, é fácil concluir que o espírito alegre e popular daquele servidor se mescla ao ‘jeitinho brasileiro’, que consegue driblar com bom humor e criatividade os reveses da vida”, diz Silvia Carvalho, diretora do espetáculo. E acrescenta: “É impossível não torcer por esse adorável anti-herói. Como diria Esmeraldina, personagem da peça, ‘Até as pedras se apaixonariam por ele’”.  

No espetáculo estão algumas das principais máscaras que fizeram a história da comédia dell´arte. Além do ágil Arlequim - servo trapalhão que cria as maiores confusões apenas para ganhar um trocado a mais - estão figuras antológicas como o Pantaleão (caricatura do velho avarento e ridículo), o doutor (símbolo da retórica vazia), Briguela (o dono dos sabores da cozinha italiana), os enamorados (que sempre sofrem com os desencontros até o final feliz) e Esmeraldina (a criada esperta e sedutora). Eles se unem numa trama que envolve muitos encontros e desencontros, trocas de pares, mentiras, enganos e, acima de tudo, surpresas. Tudo embalado pela sátira de Carlo Goldoni.

Arlequim, Servidor de Dois Patrões fica em cartaz até 6 de fevereiro. O elenco é formado por jovens atores da atual cena cultural carioca: Bruna Visnky, Bruno Seixas, Luiza Valente, Eloise Marangoni, Mei Fernandes, Léo Fernandes, Pedro Rodrigues, Rodrigo Viegas, Renan Ferro, Monnik Poubel, Talita Stein e Vini Oliveira. Classificação Livre. Duração: 70 minutos.

A Companhia de Teatro Contemporâneo fica na Rua Conde de Irajá, 253 – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ (próximo à Cobal do Humaitá).Telefone: (21) 2537-5204.

Serviço

Arlequim, Servidor de Dois Patrões
De 15 de janeiro a 6 de fevereiro
Sábados e domingos, às 18h
Local: Sede da Cia de Teatro Contemporâneo - Teatro I - Rua Conde de Irajá, 253 – Botafogo (próximo à Cobal do Humaitá)
Contatos: (21) 2537-5204/ 2530-5264
Ingresso: R$ 20,00 (50% de desc. para estudantes e idosos)
Compra pela internet no site www.ingresso.com.br
Classificação Livre. Duração: 70 minutos.

Nenhum comentário: