segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Martin Luther King é lembrado em exposições nas bibliotecas do Estado

Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira e Biblioteca Parque de Manguinhos promovem atividades em homenagem ao ativista político    

No dia 15 de janeiro de 1929 nascia um dos maiores ativistas políticos da História, Martin Luther King, defensor dos direitos civis e pregador da união entre negros e brancos. Em homenagem à data, a Secretaria de Estado de Cultura, através da Superintendência da Leitura e do Conhecimento, e o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro promovem, em duas bibliotecas públicas estaduais, a exposição "Eu Tenho Um Sonho: De Martin Luther King".

A partir do dia 3 de janeiro, painéis e fotos mostrando a vida de Martin e a do atual presidente dos EUA, Barack Obama, estarão expostos na Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira (BEIAT - Rua Lopes Trovão, s/nº - Campo de São Bento – Niterói). A mostra fica em cartaz até 15 de março e pretende fazer um paralelo entre o sonho de Luther King em seu famoso discurso “Eu tenho um sonho” (I Have a Dream) e a posse de Obama.

Além disso, será realizado um concurso com crianças e jovens (de 5 a 15 anos) que, ao conhecerem a história do ativista, serão convidados a participar de oficinas de expressão oral e escrita,  ou através de desenhos, de suas ideias e sonhos. Os melhores trabalhos serão premiados, por faixa etária, com livros, na segunda quinzena de março, em data a ser anunciada, com a presença de representantes do Consulado dos EUA.

Já na Biblioteca Parque de Manguinhos (Avenida Dom Helder Câmara, 1184 – Maguinhos) a exposição será inaugurada no dia 18 de janeiro. E seguirá as mesmas diretrizes da mostra na Beiat.

Martin Luther King

Martin McLuther King  Jr. foi um ativista político norte-americano que tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. O ativista se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato, em 1968. O seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho", em que falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos. Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King.

Nenhum comentário: