sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SEDRAP anuncia medidas para garantir o abastecimento do Estado e auxiliar moradores da Região Serrana

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro (SEDRAP) anunciou, nesta sexta-feira (14), medidas para garantir o abastecimento de todo o Estado e a adoção de ações emergenciais voltadas ao socorro das vítimas das chuvas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, é fundamental a assistência ao pequeno produtor rural que teve sua produção atingida, para garantir o abastecimento do Estado e evitar a disparada de preços desses produtos.

O secretário determinou que o produtor de agricultura familiar tenha um período de carência no pagamento da tarifa de uso da área na Ceasa (Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro). Isto facilita a presença destes na Ceasa, faz com que tenham lucro mesmo sem elevar os preços dos produtos e ainda garante o abastecimento.

Gabinete de Gestão de Crise

O secretário Felipe Peixoto solicitou à Diretoria da Ceasa a montagem do Gabinete de Gestão de Crise. A medida vem contribuindo para a organização logística de recebimento e distribuição das doações para as vítimas das regiões atingidas. Os donativos estão sendo concentrados nas unidades da Ceasa em Irajá e Colubandê e a remessa às cidades atingidas contará com escolta da Polícia Militar.

O Gabinete de Gestão de Crise conta com a participação de associações e cooperativas de produtores e pregoeiros, representantes do Corpo de Bombeiros, da Policia Militar e funcionários da Ceasa e da SEDRAP.

Não há risco de desabastecimento

O abastecimento dos produtos na Ceasa está se normalizando e houve um aumento de 73% de ontem para hoje do número de caminhões que descarregou as mercadorias nos pavilhões do centro de atacado do Grande Rio.

”A população pode ficar tranquila, que até o presente momento não há risco de desabastecimento”, afirmou o secretário Felipe Peixoto, que está desde as 7 horas da manhã de hoje na Ceasa e ontem percorreu as áreas atingidas de Nova Friburgo.

Com essa melhoria, a retomada dos preços dos produtos recua, alcançando novamente patamares próximos ao praticados anteriormente à tragédia.

“O motivo para o aumento do preço dos produtos derivados das regiões atingidas no dia de ontem foi a baixa na produção ou a dificuldade de acesso dos produtores à Ceasa. Produtos de regiões não afetadas tiveram o seu preço mantido,” explica Mário Domingues, presidente da Ceasa.

Outras ações

A Secretaria pretende intensificar as atividades do projeto “Panela Cheia”, que distribui gratuitamente alimentos para população carente, nas cidades da Região Serrana. Para isso, está sendo realizada campanha de doação de alimentos junto aos comerciantes e produtores rurais da Ceasa. A campanha interna da Ceasa já arrecadou até agora mais de 30 toneladas de alimentos e 20 mil litros de água.

Outra iniciativa é a montagem de uma cozinha industrial na quadra do colégio em Campo do Coelho, próximo à Ceasa de Conquista, em Nova Friburgo, para atender às forças de segurança e resgate que atuam ao longo da RJ 130 , na estrada Friburgo X Teresópolis.

Além disso, a SEDRAP criou o blog http://desenvolvimentoregionalrj.wordpress.com para divulgar informações de suas ações e de apoio às vítimas das chuvas.

Informações

Postos de arrecadação de donativos organizados pela SEDRAP:

Ceasa Grande Rio - Avenida Brasil, nº 19.001 – Irajá, Rio de Janeiro - (21) 2333-8217

Ceasa São Gonçalo – Rodovia Amaral Peixoto, Km 9,5 - Colubandê - São Gonçalo –RJ

Fiperj - Alameda São Boa Ventura n°770, Fonseca em Niterói.

Nenhum comentário: