segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ceasa RJ implementa novas formas de apoio à agricultura familiar no Estado


Centro de Comercialização da Agricultura Familiar em Irajá será o primeiro do gênero na América Latina    

A Comissão criada para Organização do Programa de Comercialização da Agricultura Familiar da Região Sudeste, criada há duas semanas pela Ceasa RJ, teve seu primeiro encontro na manhã de hoje, dia 25 de fevereiro, para iniciar os planos de desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar.

A Comissão traçou as diretrizes do Programa que irá beneficiar o agricultor familiar, do crédito à assistência técnica para inclusão nos programas de governo, passando pela comercialização da produção, até chegar ao fortalecimento das políticas sociais e de segurança alimentar.

O presidente da Ceasa RJ, Leonardo Brandão, afirmou que a agricultura familiar receberá atenção especial do Governo do Estado, visando elevar o nível de profissionalização dos produtores, proporcionar novos padrões tecnológicos e gerenciais e implementar novas políticas de distribuição e abastecimento, para agregar mais valor aos produtos.

“A ideia é criar novos espaços no Pavilhão 30 da Ceasa de Irajá, que serão voltados especialmente para a formação e informação do agricultor familiar, processamento de alimentos, diversificação de cultivo, venda dos produtos e feira permanente do “artesanato verde”. Aqui será o modelo para depois replicamos esse formato para as demais centrais e Mercados do Produtor em todo o Estado”, ressaltou Brandão.

O superintendente da delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro, Jaime Muniz Martins, ressaltou a importância de ações integradas entre o Governo do Estado, Governo Federal e entidades representativas dos agricultores familiares.

“Ações conjuntas são fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar, em especial para o escoamento e comercialização da produção. O foco é proporcionar melhorias na qualidade de vida do homem do campo, fortalecendo a economia do interior e, com isso, contribuir para a redução do êxodo rural”, afirmou Martins.

Para fortalecer ainda mais essa política de desenvolvimento rural sustentável, a Sedrap irá construir o Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) na Ceasa. O Centro, que ficará da unidade Grande Rio, em Irajá, será o maior do gênero na América Latina.

Segundo o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, a construção do Cecaf não irá prejudicar o tradicional espaço do produtor rural nos pavilhões 21 e 30, já que a idéia é que tais espaços atuem de forma complementar ao novo modelo de comercialização da agricultura familiar.

Programa será entregue à Dilma e Cabral

Formada por representantes da Ceasa RJ, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e de membros da União das Associações e Cooperativas Usuárias do Pavilhão 30 da Ceasa (Unacoop), a União Nacional da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), a Cooperativa da Agricultura Familiar e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Coopaferj), a Comissão voltará a se reunir no início de março para dar prosseguimento à elaboração do Programa de Comercialização, o qual será entregue à Presidenta Dilma Roussef e ao Governador Sergio Cabral.

Foto: divulgação

Nenhum comentário: