quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Centro Integrado vai beneficiar a atividade de pesca artesanal de Niterói



O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, visitou as instalações do futuro Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar) na Avenida do Contorno, no Barreto, em Niterói¸ nesta terça-feira, (22/02).  Acompanhado do subsecretário de Governo do Estado da Região Metropolitana, Alexandre Felipe, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval de Niterói, José Luiz Pascoal, e do presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, Peixoto pode conferir a estrutura desenvolvida e montada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

O Cipar compreende todas as etapas e serviços para a consolidação da infra-estrutura necessária à operação pesqueira, contando com recepção, beneficiamento e  comercialização de produtos, possibilitando o controle geral da atividade pesqueira, o aumento da oferta de pescados às populações nas áreas de abrangência da unidade, a redução de custos e o aumento na qualidade do pescado desembarcado na região.

“Esta é uma grande oportunidade de dar melhores condições para o setor da pesca da Baía de Guanabara. Vamos trabalhar para que toda essa estrutura esteja disponível para o uso o quanto antes”, disse Felipe Peixoto.

O Cipar de Niterói, que vai atingir cerca de 7.500 pescadores, vai proporcionar a eles um espaço para agregação de valor ao pescado e para busca de melhores canais de comercialização, reduzindo a ação de atravessadores e propiciando uma importante melhoria na renda e na qualidade de vida dos pescadores artesanais na região.

Além disso, será possível alcançar o nível de qualidade necessário para acessar mercados institucionais, como por exemplo, a inserção do pescado no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal (PAA).

Estiveram presentes à visita, ainda, o subsecretário de Agricultura e Pesca de São Gonçalo, Sérgio Ricardo da Fonseca, o representante do Sindicato dos Armadores de Pesca do Rio de Janeiro, Flávio Leme, entre outras autoridades.

Nenhum comentário: