quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Edital de Carnaval da Secretaria de Estado de Cultura seleciona 202 instituições


Dando continuidade a sua política de fomento e estímulo à tradição do carnaval de rua, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) divulgou o resultado de seu Edital de Carnaval 2011. Ao todo, foram contempladas 202 instituições, 64 a mais em relação ao ano passado. Os grupos selecionados incluem a Federação de Blocos Carnavalescos do Rio de Janeiro, a Associação das Escolas de Samba Mirins, a Liga Independente dos Blocos de Embalo do Rio de Janeiro, além do Centro Cultural Cordão da Bola Preta, do Grêmio Recreativo Cacique de Ramos e do Clube do Samba. O total de recursos investidos neste edital pela SEC é da ordem de R$ 797 mil.

Este ano foi contabilizado um aumento significativo no número de inscrições em todas as sete categorias. Outro dado importante é a grande participação de grupos do interior, com inscrições vindo de quase todas as regiões do Estado.
Os critérios que mais pesam na seleção dos grupos são a tradição, a importância cultural da agremiação e o seu papel como agente de acesso à cultura na sua comunidade. Robson Silva,vice-presidente da Liga Independente dos Blocos do Rio de Janeiro, que também conta com o apoio da SEC e reúne 19 blocos, com desfiles na Avenida Rio Branco e em diversos bairros da Zona Norte da cidade, expressa um sentimento de vitória com a retomada do carnaval de rua do Rio de Janeiro, depois de seguidos anos de pouca atividade e muita resistência dos foliões.

 “A gente se sente responsável pelo sucesso do carnaval de rua do Rio, porque a gente faz isso há mais de 12 anos. Nós somos resistência pura do carnaval. E para fazermos um carnaval legal, dependemos da verba do governo que temos conseguido, sem isso o carnaval não seria possível”, comemora.

Segundo Alexandro Macedo, Presidente da Liga Cordeirense dos Blocos de Carnaval, “o carnaval deste ano será mais cheio e vamos fazer um super carnaval. A expectativa é grande. Graças ao apoio dos órgãos públicos conseguimos trabalhar da melhor forma possível o nosso tema: Terra,fogo, água e ar e trazer a pauta a conscientização ecológica”.

Nenhum comentário: