quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Exposição no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno


A exposição mostra o universo dos travestis através de fotos e performances que poderão ser conferidas a partir do dia 02 de fevereiro no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. 
Segundo Renata Camargo, professora de História da UFF, cada uma das pesquisas visuais empreendidas por João Bosco Millen confirma o elemento nuclear de onde parte sua poética. Trata-se de dizer e redizer, abordando assim por diferentes viéses, a notória questão da contaminação nas sociedades de capitalismo avançado. Não se trata obviamente de um grito ecológico, longe disso.  Trata-se, isto sim, de uma reflexão plástica sobre o contemporâneo; afinal, o que define melhor nosso momento histórico do que a contaminação?

O universo dos travestis como o de qualquer minoria, se localiza nas franjas do establishment, este inconveniente portador dos princípios do racionalismo universalista que vem padecendo lentamente desde o fim da modernidade. Suas cores vibrantes, afetação e maneirismos refletem uma rejeição, aversão, eu diria mesmo, ao pressuposto de pureza das cosmogonias latino-germânicas (Platão, Descartes, Kant). Naquele universo, ao contrário da interioridade que rege o solipsismo cartesiano, é no mundo “de fora”, no real, que o ser emerge. As visitas de João Bosco Millen aquele universo convertem-se em poéticas de contaminação ao afirmarem que a gênese do ser ocorre na impureza do real.

João Bosco

Psicanalista, natural de Barra Mansa RJ, morando atualmente em Niterói, João Bosco cursa o modulo de pintura avançada do Parque Lage RJ, é Mestrando em Filosofia e Estética na UGF e realizou ,em 2010, cinco mostras individuais: Poesia Imagética na Estação das Artes; Caixa Preta, no Centro de Cultura Fazenda da Posse; na Galeria Clecio Penedo (UBM), no município de Barra Mansa e na Galeria da Cicuta Volta Redonda e  no Campus da UFF em Rio das Ostras, mostrando a série  com performance dos Transviados.

Visitação: 03 a 27/02.
Segunda-feira das 13h às 17h; terça a sexta-feira das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados das 10h às 15h.
Encontro com o artista: 23 de fevereiro, quarta-feira, às 19h.
Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí.
 2610-5748.

Nenhum comentário: