terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Valorização da agricultura familiar é foco de trabalho da Diretoria da Ceasa RJ

O presidente da Ceasa RJ, Leonardo Brandão, se reuniu no dia 10 de fevereiro com representantes da União das Associações e Cooperativas Usuárias do Pavilhão 30 da Ceasa (Unacoop), a União Nacional da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e a Cooperativa da Agricultura Familiar e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Coopaferj), com o objetivo de firmar parceria visando promover o desenvolvimento rural sustentável, a partir da implementação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. 
Foram destacados alguns eixos centrais a serem abordados de forma mais detalhada: propiciar a criação de novos canais de comercialização, gerando mais renda ao produtor rural da agricultura familiar e fomentando iniciativas que agreguem valor à produção (processamento de alimentos, produção de orgânicos, diversificação de cultivo, produção de “artesanato verde”); valorizar e organizar a oferta de alimentos produzidos pela agricultura familiar; estimular práticas agrícolas sustentáveis, que adotem práticas, insumos e princípios de manejo ecológico.
Com a intenção de dar prosseguimento a esse primeiro encontro, ficou firmado entre os dirigentes da Unacoop, Unicafes, Coopaferj e a diretoria da Ceasa RJ, a criação da Comissão para a Organização do Programa de Comercialização da Agricultura Familiar da Região Sudeste, que contará com membros das cooperativas presentes à reunião, funcionários e diretores da Ceasa e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Comissão terá sua primeira reunião na próxima sexta-feira (25/02), às 10 horas, no Pavilhão 30 da Ceasa.
“Essa parceria com o MDA e com os representantes do movimento social é emblemática e estratégica para o incentivo à agricultura familiar em nosso estado. É, também, uma demonstração clara do compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento rural sustentável. A Ceasa tem um papel fundamental a desempenhar, já que de nada adianta uma política de fomento se os agricultores não tiverem como escoar sua produção por meio de uma política pública de abastecimento”, ressaltou Brandão.
Brandão falou também que a intenção é reformular o atual modelo do Pavilhão 30, criando espaços para formação do agricultor familiar, o processamento dos alimentos, a venda de produtos e a motivação à participação dos programas governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina que 30% da merenda escolar seja adquirida diretamente da agricultura familiar.
 Só a Unacoop possui 120 filiadas, entre associações e cooperativas de agricultores familiares, distribuídas em 71 municípios no estado do Rio de Janeiro, beneficiando cerca de 15.000 famílias rurais.

Nenhum comentário: