sábado, 19 de março de 2011

Atenção sua cidade pode (e deve) ficar melhor


Cidades Sustentáveis: Sociedade, Mobilização e Cidadania, a ser realizado no dia 24 de março, pelo Niterói Como Vamos.

Local: Auditório da AMPLA
Endereço: Praça Leoni Ramos, 1 São Domingos, Niterói, RJ
Data: 24 de março
Horário: A partir das 16h30

ou pelo telefone 0800-282-7755

Programação:

15h às 16h15 - Atendimento à imprensa

16h30 às 16h45 - Abertura
• Álvaro Cysneiros
• André Moragas

16h45 às 17h15 - Lançamento do Niterói como Vamos
• Álvaro Cysneiros (Diretor Regional TOTVS Rio de Janeiro e Coordenador do movimento NCV)

17h15 às 18h15 - Primeira mesa
Tema: Democracia Participativa
• Palestrante: Bernardo Toro
• Mediadora: Sônia Araripe

18h15 às 19h30 - Segunda mesa
Temas: “O papel da juventude”, “O controle cidadão”, “O papel das empresas” e “Sustentabilidade”

• Palestrantes: Thereza Lobo e Patrícia Ashley
• Mediadora: Sônia Araripe

19h30 às 20h - Painel de perguntas

20h às 20h10 - Considerações finais

20h10 às 21h - Coquetel de relacionamento


Sobre os palestrantes:

Bernardo Toro
Autor, filósofo e educador, considerado um dos mais importantes pensadores da educação e democracia na América Latina. Bernardo Toro é vice-presidente  de relações públicas da Fundação Social, entidade civil cuja missão é combater a pobreza na Colômbia, e assessor Estratégico da Presidência da instituição AVINA (http://avina.net).

Thereza Lobo
Socióloga, com curso de mestrado em Sociologia da América Latina, na Universidade de Essex, Inglaterra. Atualmente, é diretora da Solidaritas e do Rio Como Vamos (http://riocomovamos.org.br). Foi diretora da Comunitas de 2000 a 2009. Em 1995 entrou para o Programa Comunidade Solidária e foi coordenadora do Programa de Parcerias entre o Estado e a Sociedade Civil (BID/UNESCO/FBB). Thereza Lobo é ainda consultora de várias agências governamentais nacionais e internacionais e de organismos multilaterais em temas como fortalecimento institucional, políticas públicas, descentralização, federalismo, relação entre Estado e Sociedade Civil e responsabilidade social corporativa, desde 1988.

Patrícia Ashley
Professora Adjunta do Departamento de Analise Geoambiental do Instituto de  Geociencias da Universidade Federal Fluminense, em Niteroi, e atual titular da cátedra Prince Claus Chair in Development and Equity - International Institute of Social Studies of Erasmus Universiteit Rotterdam (Set 2009-Ago 2011), em Haia, Holanda. Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), com ênfase em Políticas Públicas, Especialização em Análise e Projeto de Sistemas pelo IBAM (1991), Mestrado em Gestão de Serviços Públicos pela Aston Business School, Aston University (1993) e Doutorado em Administração de Empresas com concentração em Administração de Mudanças e pesquisa de doutoramento em ética e responsabilidade social empresarial, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002).

Sônia Araripe
Jornalista, com 25 anos de profissão, atuou no Jornal do Brasil, no qual foi editora de Economia e chegou à editora-executiva, no Jornal do Commercio, na Agência Broadcast, em O Estado de S. Paulo, em O Dia, na Rádio FM O Dia, na Revista Conjuntura Econômica e na Revista Forbes Brasil, tendo conquistado diversos prêmios jornalísticos. Possui MBA em Comunicação Empresarial pela PUC-Minas. Foi assessora de imprensa da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg) e trabalhou na Gerência de Imprensa da Vale. Atualmente, é diretora de Plurale em revista e Plurale em site (http://plurale.com.br) e sócia da S.A. Comunicação Ltda., prestando serviços e consultoria para várias empresas na área de Comunicação e Sustentabilidade.


Sobre o Niterói Como Vamos
Formado por um grupo apartidário e inter-religioso envolvendo todos os segmentos da sociedade civil de Niterói, o Niterói Como Vamos é um movimento que visa provocar transformação social a partir do monitoramento de indicadores sociais, pesquisas de percepção e opinião e, acima de tudo, da produção de propostas e soluções que mobilizem a sociedade e o poder público na execução de ações que transformem, pra melhor, os indicadores sociais do nosso município.

Monitoramos 13 áreas na cidade:
Cultura, Educação, Habitação e Saneamento, Inclusão Digital, Lazer e Esporte, Meio Ambiente, Orçamento Público, Pobreza e Desigualdade Social, Saúde, Segurança Pública e Violência, Trabalho Emprego e Renda, Transporte, e Câmara dos Vereadores.

Fazemos parte de uma rede com mais de 60 cidades na América Latina e nos espelhamos sobretudo no Rio Como Vamos e Nossa São Paulo. Mais informações: www.niteroicomovamos.net.

Sobre o Seminário:
O objetivo do seminário é informar e mobilizar o cidadão sobre a importância e a necessidade da participação da sociedade civil nos cuidados e na gestão da cidade, através da discussão e apresentação de conhecimentos. O evento é dirigido ao público em geral e estão sendo esperados membros dos Conselhos Municipais, empresários, representantes de instituições e associações, formadores de opinião, universitários, professores, moradores da cidade e todos aqueles interessados pelo bem comum.

A intenção é ultrapassar as fronteiras municipais, sendo que para isso o Movimento Niterói Como Vamos estará transmitindo o evento pela Internet, em tempo real, e em unidades anexas, como auditórios de universidades e outros pontos ainda em definição, utilizando recursos multimídia, rádio e TV. 

Nenhum comentário: