quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval sem ressaca (financeira)

* Por Álvaro Modernell

Férias, feriados, feriadões... Oportunidades ótimas para descansar, viajar, curtir. Até para fazer compras. É bom demais. Mas, bom mesmo, é fazer tudo isso pagando à vista. Dá para extravasar, enfiar o pé na jaca. Na volta à rotina, só fica a parte boa. As lembranças. Nada de contas para pagar.

Mas isso ainda é um privilégio de poucos. Gente que, ao longo do ano, planeja e controla os gastos. Pessoas que estão em boa situação financeira e que podem – e devem – se dar ao luxo de alguns prazeres e gastar acima da média nessas datas. Sem culpa e sem pagar juros. Bom demais.

Porém, quem está usando o limite do cheque especial, parcelando as faturas do cartão de crédito, recorrendo a CDC (Crédito Direto ao Consumidor) ou aos consignados (créditos com débito direto na folha de pagamento), é bom segurar a onda. Se a situação já parece feia antes do Carnaval, imagine quando a conta da folia chegar!

Parafraseando aquele ditado: “dinheiro de bêbado não tem dono...”

Carnaval, feriados, férias. Isso tem todo ano. Oportunidades para regularizar as contas, não. Quem está com as contas desordenadas – devendo –, precisa tomar atitudes para reverter a situação. Algumas dessas atitudes incluem dizer não aos convites, às tentações, e não a si mesmo, em muitas situações. Não viajar. Não ir àquela festa cara. Não comprar convites para aquele baile. Não gastar com fantasia. Não permitir que a situação se agrave ainda mais.

Ao contrário, excepcionalmente, e devido à situação, é bom ponderar o aproveitamento do feriado para organizar as contas, fazer um levantamento completo das dívidas, pensar em alternativas para enfrentamento, informar-se, buscar aprimoramento na gestão das contas pessoais, fazer algumas resoluções que contribuam para uma melhoria nas contas da casa.

Isso, claro, não é castigo. É uma necessidade para recuperar as rédeas da situação. Deixando de gastar com supérfluos, organizando as contas e planejando a “virada da mesa”. Sobretudo, não contribuindo para agravar a situação.

Quem sabe assim, na semana santa, ou no próximo feriado, ou pelo menos no próximo Carnaval, a situação melhore, as contas estejam sob controle, você já tenha algum dinheiro guardado para realizar seus sonhos, inclusive o de poder gastar à vontade sem medo da ressaca posterior. Pagando à vista, como manda o figurino.

Bom Carnaval a todos!

* Álvaro Modernell é especialista em educação financeira, palestrante, autor de vários livros, projetos, cartilhas e artigos sobre educação financeira, além de sócio fundador da Mais Ativos Educação Financeira e coordenador do portal www.edufinanceira.com.br, referência nacional na área.

Nenhum comentário: