quinta-feira, 31 de março de 2011

Dia Mundial do Autismo

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no sábado, a A&R (http://www.autismoerealidade.com.br/) promoverá a Iluminação em Azul, cor definida para o Autismo, em vários prédios e monumentos importantes, entre eles, a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras, o Viaduto do Chá e a Assembleia Legislativa do Estado de SP em São Paulo; o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro – com apoio da APADE – Associação de Pais e Amigos de Portadores de Deficiência; a Torre de Televisão e o Congresso Nacional em Brasília e o Teatro Amazonas, em Manaus.  
 Esta é a quarta edição do evento mundial, e a homenagem ocorrerá ainda em outros pontos turísticos brasileiros, como a Ponte Estaiada e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na capital paulista, e internacionais, como o Empire State Building, em Nova York.

O que é Autismo?

Autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, conhecido como Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).
Os outros transtornos globais do desenvolvimento são:
Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outra Especificação (TGD-SOE);
Síndrome de Asperger;
Síndrome de Rett;
Transtorno Desintegrativo da Infância.

Muitos pais e profissionais usam o termo “Transtornos do Espectro do Autismo” (TEA) quando se referem a este grupo de transtornos. Você também pode ouvir os termos “Autismo Clássico” ou “Autismo de Kanner”  (nome do primeiro psiquiatra a descrever o Autismo), usados para descrever a forma mais grave do transtorno.
No Brasil, o diagnóstico oficial é dado a partir do CID 10 – Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID-10 – Versão 2008, que define o Grupo dos Transtornos Globais do Desenvolvimentocomo alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo que afetam todo o funcionamento da pessoa, o tempo todo.


Nenhum comentário: