terça-feira, 29 de março de 2011

Flip confirma vinda de Héctor Abad e Laura Restrepo, expoentes da literatura colombiana

Os escritores colombianos Héctor Abad e Laura Restrepo confirmaram presença na 9a. Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Ambos irão apresentar na Flip seus livros mais recentes com temática semelhante. A Ausência Que Seremos, de Abad, e Heróis Demais, de Restrepo, tem como pano de fundo a militância contra as ditaduras na Colômbia e na Argentina, respectivamente. As obras refletem sobre as marcas deixadas na geração dos pais, que viveram aquele período, e na dos filhos, que guardam apenas lembranças, num jogo de memória em que realidade e ficção se confundem nas narrativas.

Héctor Abad nasceu em Medelín, em 1958, e seu primeiro livro publicado no Brasil, A Ausência Que Seremos, será lançado em junho pela Companhia Das Letras. A obra, que conquistou o prêmio Casa da América Latina em Portugal no ano passado, é um relato sobre a vida do pai do escritor, o médico Héctor Abad Gómez, que combatia a miséria, defendia medicina preventiva e foi assassinado por paramilitares em 1987. Em tom memorialístico, o livro traça o panorama de uma época e cria o elo entre pai e filho, entre passado e futuro. O autor chegou a cursar medicina, filosofia e jornalismo, antes de se graduar em literatura na Itália. É colunista do jornal El Espectador, tem uma dezena de livros publicados e premiados em vários países.

Laura Restrepo é escritora, jornalista e militante política, conhecida dos brasileiros por A Noiva Escura (2003) e Delírio (2008). Virá ao Brasil para divulgar Heróis Demais, a ser lançado pela Companhia Das Letras, em maio. O livro é ambientado no período da ditadura Argentina, entrelaçando as histórias de uma mãe, escritora colombiana, que vai com o filho a Buenos Aires em busca do pai, que por sua vez, é um militante comunista argentino, que a abandonou grávida para se engajar na luta política. Nascida em Bogotá, em 1950, Laura é formada em letras e filosofia pela Universidad de los Andes. Tem livros traduzidos em mais de 12 idiomas e vários prêmios, entre eles, o Sor Juana Inês de La Cruz (México), pelo romance Dulce Compañia (1995).

Junto com Héctor Abad e Laura Restrepo, a Flip 2011 - que homenageia um dos ícones do modernismo literário brasileiro, Oswald de Andrade - já tem confirmadas as presenças dos escritores Michel Houellebecq, João Ubaldo Ribeiro, James Ellroy, Antonio Tabucchi, Claude Lanzmann, David Remnick, Joe Sacco, Emmanuel Carrère, Andrés Neuman, Valter Hugo Mãe e Pola Oloixarac. Todos estarão reunidos em Paraty entre os dias 6 e 10 de julho.

Mais informações no site da Flip: www.flip.org.br

Nenhum comentário: