quarta-feira, 23 de março de 2011

Michel Houellebecq, o mais provocador das letras francesas, vem para a Flip

Um dos autores mais polêmicos da França, Michel Houellebecq está confirmado para a 9a. Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). O escritor atingiu imensa projeção internacional pelo estilo cínico de seus romances e por declarações controversas sobre temas delicados, como pornografia, clonagem e religião.

Apesar da divergência que causa entre os críticos e leitores, Houellebecq conquistou o prestigiado Prêmio Goncourt do ano passado, com o romance O Mapa e O Território, que será lançado pela editora Record por ocasião da Flip.

Com uma linguagem ácida e direta, o autor trata de um lado obscuro do final do século 20. Seus livros discutem a miséria afetiva da humanidade, herdada, segundo o escritor, dos valores disseminados pela geração hippie dos anos 60. A crítica tem origem na própria história de Houellebecq: quando nasceu na ilha Reunião, departamento francês no Oceano Índico, foi abandonado com os avós pelos pais, que não pretendiam trocar a vida de viagens e amor livre pela responsabilidade de criá-lo.

Traduzido para 12 idiomas, o autor já tem várias obras publicadas no Brasil, como Plataforma, Extensão do Domínio da Luta, A Possibilidade de Uma Ilha e Partículas Elementares.

Ao lado de Houellebecq já são presenças garantidas na Flip 2011 os escritores João Ubaldo Ribeiro, James Ellroy, Antonio Tabucchi, Claude Lanzmann, David Remnick, Joe Sacco, Emmanuel Carrère, Andrés Neuman, Valter Hugo Mãe e Pola Oloixarac. Todos estarão reunidos na cidade do Sul Fluminense entre os dias 6 e 10 de julho.

Nenhum comentário: