sábado, 19 de março de 2011

Mocarzel vem à Câmara falar sobre as chuvas de abril

Na próxima segunda-feira, dia 21, a Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização das Soluções para a Tragédia das Chuvas recebe, às 14 horas no Gabinete da Presidência, o secretário municipal de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, José Roberto Mocarzel, que dará seu depoimento sobre as ações que o município vem tomando desde a tragédia ocorrida em abril do ano passado. Na tarde desta sexta-feira, dia 18, foi ouvido o subsecretário municipal de Urbanismo, Daniel Pittlik. Ele contou ao vereador João Gustavo (PMDB), que preside a Comissão, sobre as providências que foram tomadas e as que estão em andamento na cidade. Na área do bairro do Sapê, onde será construído o bairro modelo, os trabalhos seguem em ritmo acelerado. “Foi feita a marcação de toda a área para o processo de desapropriação e estudos de impacto ambiental e de vizinhança”, disse João Gustavo. Segundo o subsecretário, as outras unidades para receber os desabrigados das chuvas serão construídas na antiga garagem da Viação Santo Antônio, no Viçoso Jardim, para 180 famílias; no Morro do Castro e Bairro de Fátima, com previsão de 120 apartamentos cada.

Também integram a comissão especial os vereadores Wilde Ricardo (PDT), José Augusto Vicente e Carlos Magaldi, ambos do PPS e Waldeck Carneiro (PT). Dia 23, a convidada é Maria Inês de Oliveira, da Educação. Dando prosseguimento, no dia 24, será ouvido o superintendente da Caixa Econômica Federal em Niterói, Raimundo Macedo; e, finalmente, dia 25, o secretário de Segurança e Controle Urbano, Wolney Trindade. Os encontros acontecem sempre às 14 horas. Criada pelo presidente Paulo Bagueira, a Comissão tem como objetivo buscar informações para que possa ser feito um relatório propondo soluções e que sirva de mediação entre o poder público e a população. “Queremos mediar os debates para que a Câmara possa apresentar propostas concretas que minorem o sofrimento dessas pessoas, que foram vítimas de uma tragédia”, ressalta João Gustavo.

A Comissão também vem fazendo visitas aos locais onde estão sendo realizadas obras de contenção e no abrigo do 3º Batalhão de Infantaria, no Barreto. “Já estivemos nos abrigos e, se for necessário, voltaremos lá. Também estamos marcando uma visita à garagem da Viação Santo Antônio, desapropriada pela Prefeitura e onde o Estado constrói 180 apartamentos para as vítimas do Morro do Bumba”, concluiu o vereador, lembrando que a Comissão já esteve no Conjunto Residencial de Várzea das Moças, cujos apartamentos foram os primeiros doados às vítimas da tragédia de abril.

Nenhum comentário: