quarta-feira, 23 de março de 2011

Sessão Solene presta homenagem às mulheres de Niterói

 A Câmara de Vereadores de Niterói realizou, na noite desta terça-feira, dia 22, sessão solene em homenagem às mulheres. O evento, que lembrou o Dia Internacional da Mulher, comemorado em oito de março, entregou medalhas e moções de aplauso para 12 personalidades. Seis ex-vereadoras receberam moção de aplausos e outras seis mulheres a Medalha Leila Diniz, conferida aquelas que se destacaram em atividades ligadas a arte.

Falando em nome dos colegas, o vereador Waldeck Carneiro (PT) lembrou as duas versões que definem o dia oito de março como o dia dedicado às mulheres em todo o mundo. A primeira faz referência às tecelãs de Nova Iorque que, em 1857, foram às ruas pedir mais respeito e melhores condições de trabalho. A fábrica foi trancada pelo lado de fora e incendiada. Todas as operárias que estavam em seu interior morreram. A segunda versão lembra a luta das operárias da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) que foram contra a ida das mulheres à guerra e também pela busca de melhores condições de vida e de trabalho.

As moções de aplauso foram conferidas às ex-vereadoras Maria Ivone do Amaral, Satiê Mizubuti, Sonia Saturnino Braga, Celeste Vasconcellos e Angela Fernandes. A ex-vereadora Tânia Rodrigues está em Brasília e foi representada por Ione Aires, que recebeu a medalha em seu nome. “Em diferentes épocas, essas mulheres tiveram mandato e representaram o povo de Niterói, dando a sua contribuição na fiscalização dos atos do Executivo ou na apresentação de leis e indicações de grande valor para Niterói”, disse o presidente Paulo Bagueira.

Receberam a Medalha Leila Diniz Isabel do Carmo Ribeiro, das mãos do vereador Renatinho (PSOL); Cristina Maria Xavier Calmon, do presidente Paulo Bagueira (PPS); Cleide Menezes dos Passos, do vereador João Gustavo (PMDB); Ivis Meixas, pelas mãos do Padre Ricardo (PDT); Dinair Barbosa de Oliveira, de Waldeck Carneiro (PT); e Gisele Policarpo, do vereador José Augusto Vicente (PPS). A ex-vereadora Satie Mizubuti, que falou por última, lembrou a sensibilidade demonstrada pela Câmara em homenagear as mulheres numa legislatura formada apenas por homens.

Nenhum comentário: