terça-feira, 12 de abril de 2011

1º Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói


A Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, irá promover nos dias 14, 15 e 16 de abril, o primeiro seminário sobre mobilidade urbana sustentável de Niterói.

Defensor do uso da bicicleta como meio de transporte o deputado Felipe Peixoto, secretário de Desenvolvimento Regional, participará do seminário, na sexta-feira, 15, para falar da utilização segura da bicicleta como veículo de transporte e lazer.
"Os benefícios da introdução da bicicleta como meio de transporte podem ser percebidos tanto pelos indivíduos, que passariam a contar com mais uma opção de deslocamento, quanto pela cidade que apresentaria mais fluidez no tráfego. Eu uso bicicleta e sei das dificuldades que os ciclistas enfrentam", afirmou Felipe.

O evento é aberto à profissionais ligados a área, como também a administração pública e sociedade civil, tendo como objetivo a apresentação e debate de temas atuais voltados a mobilidade urbana sustentável.

Local do evento: Instituto La Salle – Rua Gastão Gonçalves, 79 -3º andar – Santa Rosa.
Data: 14 (quinta) e 15/04 (sexta) das 18h às 22h e 16/04 (Sábado) de 9h às 14h.
A participação no Seminário dará direito a certificado.

Confira a Programação:
Palestras:14/04 (Quinta-feira- 18h). Tempo de 20min de apresentação por palestrante.

Sergio Marcolini Presidente da Nittrans – "T.O.D. – Trânsito de Desenvolvimento Orientado – Design para um futuro sustentável".

Claudio Silva Coordenado do Programa Bicicleta Brasil – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana - Ministério das Cidades. "Programa Bicicletas Brasil: Instrumento de Fomento ao Uso da Bicicleta Como Meio de Transporte".

Simone Costa (Rio Urbe): "A importância da Sociedade Civil no Desenvolvimento de Projetos Cicloviários".

Luciano dos Santos: Estatístico – "Apresentação do resultado da Pesquisa NITBIKERS".

Claudio Santos (Presidente do FECIERJ – Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro): "Solução para entregas rápidas nos grandes Centros Urbanos"

Palestras: 15/04 (Sexta-feira -18h).

Felipe Peixoto Deputado Estadual / Secretário de Desenvolvimento Regional. Abastecimento e Pesca. "Estatuto da Bicicleta de Niterói".

Zé Lobo (Transporte Ativo – RJ): "A bicicleta, ontem, hoje e amanhã".

Warner Vonk (I-Fluxo – Holanda): "Comparação entre o Planejamento Cicloviário e uso de bicicleta".

Jonas Hagen (ITDP – EUA): "Melhores Práticas e Integração com o Transporte Público".
Ricardo Corrêa (TC Urbes – Projetos Urbanos – SP): "Plano de Mobilidade Sustentável – Por uma Cidade Amiga da Bicicleta".

Felipe Aragonez (Secretário Geral do Instituto CicloBR e Bike Repórter da Rádio Eldorado/ESPN – SP): "Bicicleta É um Veículo de Transporte, Respeite!".

Palestras: 16/04 (Sábado – 14h)

Arturo Alcorta (Presidente da UCB – União dos Ciclistas do Brasil): "A intensão política, a construção de ciclovias e ciclista pobre".

Renata Falzoni (ESPN – SP): "A experiência de Se Transportar em 22 países ao redor do Mundo. – A Visão de uma vídeo repórter e ativista da bicicleta".

Carlos Eugênio (Atleta Olímpico – RJ): "A bicicleta certa".

Carlos Aranha (Ciclocidade Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo – SP): "Sociedade Civil na luta pela mobilidade humana: A experiência de São Paulo".

João Paulo Amaral (Bike Anjo – SP): "Mudança de cultura por uma cidade ciclável".

Dylan Passmore (IBI Group – Canadá): "Ruas Integrais"

Thais de Lima e Juliana DeCastro – Veli Mobi (RJ) – Mobilidade Sustentável: "Cicloturismo – Oportunidade de Crescimento local".


Nenhum comentário: