quarta-feira, 27 de abril de 2011

Audiências públicas vão discutir CPI das Barcas e Cinema Icaraí

A Câmara de Vereadores de Niterói realiza nesta quarta-feira, dia 28 uma audiência pública para discutir com a população as condições legais do prédio onde funciona a Estação Cantareira, em São Domingos, que pertence às Barcas S/A e a situação do transporte marítimo entre o Rio de Janeiro e Niterói, que é fruto de uma CPI no legislativo da cidade. A audiência terá início às 20 horas e será presidida pelo Vereador Vitor Junior (PT) que também é o responsável pela CPI das Barcas. “Queremos saber das Barcas S/A qual o motivo para que a estação Cantareira não ceda seu espaço para a Companhia de Balé de Niterói conforme ficou acordado entre o Conselho de Cultura e a Concessionária. 

O município, na época cedeu uma área pública para a estação Cantareira com o objetivo de uma contrapartida para os bailarinos da cidade”, afirma Vitor Junior que diz ser importante a participação popular na audiência, principalmente dos frequentadores de São Domingos e da Estação Cantareira. É um polo de atração cultural da cidade, especialmente para os estudantes da UFF. Queremos que a estação abrigue novamente manifestações da cultura popular da cidade”, afirma ele.

Em outra audiência, a Câmara de Vereadores reúne a população na sexta-feira, dia 29, às 18 horas para discutir os projetos anunciados por empresários para o Cinema Icaraí. Segundo o Vereador Leonardo Giordano (PT), autor do requerimento, a audiência pública tem por objetivo saber dos proprietários daquele imóvel quais os novos projetos para o local. “Vimos informações na imprensa de que há uma proposta de se construir um hotel naquele local. Queremos saber qual a real situação desta proposta, já que defendemos que o imóvel continue c om sua característica original de ser um centro cultural voltado para o cinema. A cada mês somos surpreendidos com novas propostas para o Cinema Icaraí e enquanto isso o imóvel vai se deteriorando, virando ponto para desocupados e para a população de rua”, define Giordano.

Votações
Na sessão legislativa de hoje, terça-feira, dia 26, os vereadores vão votar dois projetos de lei enviadas à Câmara pelo Prefeito Jorge Roberto Silveira. Em primeira discussão será votado o projeto que prevê novas regras para a concessão e delegação dos transportes coletivos no município. O objetivo, segundo a mensagem, é imprimir maior eficiência e segurança nas relações entre o poder executivo e os prestadores deste tipo de serviço. Já em segunda discussão, será votado o Fundo de Mobilidade Urbana que dará ao município condições para requisitar junto à União e a organismos financeiros internacionais, recursos para projetos que melhorem o tráfego de veículos na cidade. Também está na pauta de hoje, outros projetos de iniciativa dos vereadores.

Nenhum comentário: