segunda-feira, 11 de abril de 2011

Escritor húngaro Péter Esterházy confirma participação na Flip 2011

Considerado um dos autores europeus mais importantes da atualidade, Péter Esterházy confirmou sua presença na Flip 2011, que acontecerá entre 6 e 10 de julho, em Paraty. O autor lançará, durante a festa, seu novo livro Os Verbos Auxiliares do Coração, pela Cosac Naify, com tradução de Paulo Schiller.

Nascido em Budapeste em 1950, Esterházy tem mais de 30 livros publicados, foi traduzido para cerca de 25 línguas e ganhou mais de 20 prêmios literários, entre os quais o prestigiado Kossuth, em 1996, e o Prêmio da Paz da Associação dos Livreiros Alemães da Feira de Frankfurt, em 2004. 

Esterházy tem uma história pessoal peculiar. Matemático de formação, descende da aristocracia húngara: o avô foi o primeiro-ministro do império Austro-Húngaro, em 1917, e o pai possuía o título de conde. A revelação de que seu pai era informante da polícia ditatorial, resultou em Edição revista (2002), obra em que o Péter reflete sobre sua descoberta destas atividades secretas.

No ano passado lançou, pela Cosac Naify, a obra Uma Mulher, um retrato original e bem-humorado dos relacionamentos. Nela, o escritor alterna humores ao narrar encontros e desencontros de um casal que se ama e se odeia na mesma medida. Com tradução para o português e posfácio de Paulo Schiller, a obra apresenta 97 fragmentos que colocam em foco a estrutura narrativa e questionam as fronteiras entre os gêneros conto e romance.

Além de Péter Esterházy, participarão da festa literária os escritores Andrés Neuman, valter hugo mãe, Pola Oloixarac, Joe Saco, Emmanuel Carrère, Claude Lanzmann, João Ubaldo Ribeiro, Antonio Tabucchi, James Ellroy, Michel Houellebecq, Laura Restrepo, Hector Abad, Edney Silvestre e Carol Ann Duffy.

Mais informações no site da Flip: www.flip.org.br

Nenhum comentário: