segunda-feira, 18 de abril de 2011

Exposição sobre vida e obra de Albert Einstein na Câmara de Vereadores

Alunos do Liceu Nilo Peçanha visitam exposição sobre Albert Einstein

Continua aberta à visitação pública, até 29 de abril, a mostra documental e fotográfica “Albert Einstein: cientista, judeu e pacifista”. De segunda à sexta-feira, no horário de 9 às 17 horas, a trajetória do físico nascido na Alemanha, sua visita ao Brasil em 1925, até sua morte em 1955, pode ser vista na lateral da entrada principal da Câmara de Vereadores de Niterói.

Filho do casal Hermann e Pauline Einstein, nasceu em 14 de março de 1879, na pequena cidade de Ulm, no sul da Alemanha. Era filho de uma família tipicamente judaica não praticante. Na época seu pai possuía uma modesta oficina eletrotécnica e, como os negócios não prosperaram, transferiu-se para uma cidade maior, Munique, capital da Bavária. Aos 17 anos renunciou à cidadania alemã, ficando sem pátria por vários anos. Em 1901 conseguiu a cidadania suíça. Retornou à Alemanha em 1914, assumindo a direção do Instituto de Física Wilhelm, em Berlim.

Em 1933, com a ascensão do nazismo e a perseguição aos judeus, foi aconselhado a deixar o país, renunciando definitivamente à cidadania alemã. Considerado o mais célebre cientista do século XX, é dele a Teoria da Relatividade, que mudou a história da física. Mudou-se para os Estados Unidos em 1940, tornando-se cidadão americano. Na fabricação das bombas que destruíram Hiroshima e Nagasaki, no Japão, suas pesquisas sobre massa e energia foram fundamentais. Arrasado com a notícia passou a viver em isolamento. 

A exposição faz parte das comemorações contra o holocausto judeu nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

A Câmara de Vereadores de Niterói fica localizada à Avenida Amaral Peixoto 625, Centro.

Nenhum comentário: