segunda-feira, 18 de abril de 2011

Flip traz ao Brasil o escritor Michael Sledge

Americano lança em Paraty romance sobre o imaginário da vida amorosa de Elizabeth Bishop   

O escritor norte-americano Michael Sledge é o mais novo nome confirmado da Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece de 6 a 10 de julho na cidade fluminense. O autor, nascido no Texas, lançará durante a Flip seu primeiro romance, The More I Owe You, pela editora Leya. O título do livro, ainda sem tradução para o português, foi inspirado no soneto de Luís de Camões, Quanto mais vos pago, mais vos devo.

The More I Owe You monta um retrato íntimo da poeta americana Elizabeth Bishop, por meio de relatos de sua vida no Brasil e de seu relacionamento com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. Utilizando biografias e poemas de Bishop como pano de fundo, o romance revela um intenso mundo privado e a mente literária da poeta, que viveu em constante conflito consigo mesma, tanto como escritora quanto como mulher.

Além deste livro, Sledge publicou, em 1995, as memórias Mother and Son e contribui para diversos jornais e revistas literárias. O escritor é também fundador do estúdio de artes Oaxifornia (www.oaxifornia.org), no qual profissionais e acadêmicos dos EUA trabalham com artesãos mexicanos, para ampliar a presença de tradições ancestrais no mercado contemporâneo de arte. Por isso, o autor divide seu tempo entre São Francisco, na Califórnia, e Oaxaca, no México.

Participam, também, da festa literária os escritores Andrés Neuman, Antonio Tabucchi, Carol Ann Duffy, Claude Lanzmann, Emmanuel Carrère, Edney Silvestre, Hector Abad, James Ellroy, João Ubaldo Ribeiro, Joe Saco, Laura Restrepo, Michel Houellebecq, Péter Esterházy, Pola Oloixarac e valter hugo mãe.

Mais informações no site da Flip: www.flip.org.br

Nenhum comentário: