segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mostra tambor de bronze nas cores do samba inaugura nesta quarta na biblioteca central da UFF


Chega a Niterói para uma mostra individual, o artista de origem vietnamita, PatCam. Ele vai expor a partir desta quarta-feira (14/04), no Salão da Biblioteca Central do Gragoatá, TAMBOR DE BRONZE NAS CORES DO SAMBA, uma série de 20 trabalhos em pequeno formato 28X18cm (técnica mista). As linhas e curvas pintadas com tinta acrílica, que representam o perfil do tambor de bronze nas cores do Brasil, dançam e serpenteiam entre as imagens da cidade. A mostra prossegue até o dia 10 de junho. Entrada franca.

O artista vive e trabalha em Paris, onde concluiu seus estudos de arte, na Escola Técnica de Artes Gráficas, na Escola Nacional Superior de Belas Artes e na Escola Nacional Superior de Artes Decorativas, todas em Paris. Atualmente, é professor de artes visuais na capital francesa. Participou de vários salões e exposições coletivas, individuais e internacionais, e atualmente organiza intercâmbios com o Vietnã e com o Brasil, para as quais é o responsável, curador e principal articulador.

Segundo PatCam, “o tambor de bronze é um objeto metálico da cultura Dong-Son da idade do bronze. A decoração do cilindro do tambor representa, na maior parte dos casos, cenas de guerreiros ornados de juncos que animam uma festa ou uma espécie de ritual, no qual os músicos fazem parte do cortejo. E ainda de acordo com o artista, os tambores de bronze são encontrados por todo o Vietnam, e como os brasileiros têm o ritmo no seu coração, foi pensando nessa realidade que realizou toda uma série de obras, em técnicas diversas: lápis de cor, tinta acrílica sobre papel. “Eu misturo as duas técnicas da mesma forma que faço a ligação dos dois povos ao mesmo som desse "casamento cultural”, afirmou. 

SERVIÇO:
Exposição Tambor de Bronze nas Cores do Samba
Inauguração: 13 de abril, às 18 horas.
Visitação: 14 de abril a 10 de junho, de segunda a sexta, das 9 às 20 horas.
Local: Salão da Biblioteca Central do Gragoatá.
Rua Visconde do Rio Branco, s/n° - UFF - Campus do Gragoatá.
Entrada franca.

Nenhum comentário: