terça-feira, 19 de abril de 2011

Museu Carmen Miranda homenageia centenário de nascimento de Assis Valente e Synval Silva

Espaço cultural da SEC abre exposição sobre os compositores cujos sucessos foram gravados pela cantora

Há 100 anos nasciam dois dos maiores compositores do repertório de Carmen Miranda: Assis Valente e Synval Silva.  Para comemorar a data, o Museu Carmen Miranda, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, inaugura 20 de abril, às 16h, a exposição “Dois compositores de Carmen - Cem anos de Assis Valente e Synval Silva”.

A sala de exposição do museu estará dividida entre os anos 30 e 40, e terá um painel informativo, com texto e fotos sobre os dois compositores que fizeram sucesso nessa época e tiveram as carreiras marcadas pelas canções que ganharam fama na voz da cantora. Além disso, o museu também comemora, com um painel, os 70 anos desde que a Pequena Notável deixou sua marca na Calçada da Fama, em Hollywood.

O Museu Carmen Miranda fica na Av. Rui Barbosa, s/nº - Parque do Flamengo. Mais informações podem ser obtidas por telefone: 2334-4293.

Os Compositores

Assis Valente, nascido na Bahia em 19 de março de 1911, chegou ao Rio com 17 anos. Sua paixão por Carmen lhe rendeu 24 composições, algumas consideradas verdadeiras pérolas musicais: “Good-Bye”, “Etc”, “Minha Embaixada Chegou”, “Camisa Listrada”, “E O Mundo Não Se Acabou”, “Uva De Caminhão” e “Recenseamento”. No ano de 1958, cometeu suicídio, aos 46 anos de idade.

Synval nasceu em Minas Gerais, no dia 14 de março de 1911, mas veio para o Rio no início dos anos 1930, onde viveu até seu falecimento, no Morro da Formiga, em 1994. Tocava viola e clarinete, mas muito cedo se tornou mecânico de automóvel. Trabalhando como motorista, conheceu Carmen através de Assis e passou a também compor para ela. Ensinou Carmen a dirigir automóvel e foi seu motorista particular. Das oito músicas criadas para ela, destacam-se: “Alvorada”, “Coração” e “Adeus Batucada”.  

Dois Compositores de Carmen - Cem Anos de Assis Valente E Synval Silva
Museu Carmen Miranda (Av. Rui Barbosa, s/nº - Parque do Flamengo)
Contato: 2334-4293
Classificação Livre
Entrada Franca
Inauguração: 20 de abril, às 16h
Temporada: 21 de abril até 23 de outubro

Nenhum comentário: