Em comemoração aos 146 anos de nascimento de Vital Brazil, que será no próximo dia 28, o Instituto Vital Brazil e a Casa de Vital Brazil junto com a Fundação Butantan e o Instituto Butantan lançam uma edição especial do livro “Defesa contra o Ofidismo”, às 14h, na Associação Médica Fluminense. A obra, escrita pelo cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha, completa 100 anos de sua primeira publicação. Foi escrita em 1911 e lançada simultaneamente em português e francês, sendo reeditada em versão ampliada três anos depois, em 1914, somente na França. Este livro é um marco na história do estudo do veneno de cobras.
“Cem anos depois o livro é muito atual. O resultado das pesquisas de Vital Brazil salvou e continua salvando muitas vidas. Ele percebeu que um tipo de soro não poderia ser usado para qualquer tipo de cobra, que cada espécie exigia um tratamento específico”, disse Luis Eduardo Cunha, Diretor Científico do Instituto Vital Brazil.
Além de fotografias, este volume reproduzirá, também, alguns documentos importantes como uma carta do ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, em agradecimento ao Vital Brazil pelo recebimento de um exemplar do livro.
Essa edição comemorativa conta com dois volumes integrados em um belo estojo. O primeiro será o fac-simile do original com toda a riqueza de detalhes de suas ilustrações. O segundo será um livro de breves comentários de especialistas: Aníbal Melgarejo – Instituto Vital Brazil; Cristiane Silvestrin – pesquisadora da História Editorial no Brasil; Giuseppe Puorto – Instituto Butantan; João Luis Cardoso – Instituto Butantan; Julia Franceschi fundadora – Sociedade Brasileira de Toxinologia; Lael Vital Brazil – Filho do Cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha; Marcos Vinicius da Silva – Instituto de Infectologia Emilio Ribas; Moema Vergara – Museu de Astronomia e Ciências Afins; Pedro Federsoni – Museu do Instituto Adolpho Lutz; Rejane Lira – Universidade Federal da Bahia e Rosany Bochner – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz e Silvana Calixto - Museu do Instituto Adolpho Lutz. Esta reedição conta com a parceria da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é um Instituto de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil. É um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário