domingo, 17 de abril de 2011

Projeto do serviço de psicologia da área cirúrgica da UFF é sucesso entre acadêmicos

O Projeto "Os Confins da Psicanálise em Tela: a  Mulher, o Amor, o Corpo e a Morte”, que faz parte de uma atividade  do "Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica - GSI/HUAP" apresenta mais um debate, envolvendo o cinema e a psicanálise.

Desta vez, será exibido o filme “As Invasões Bárbaras”, cujo diretor é Denys Arcande. O debate acontecerá no dia 18 de abril, de 08h às 12h, no bloco O, sala 516, Campus do Gragoatá.

Acompanhe abaixo a sinopse do filme:

“As Invasões Bárbaras” de Denys Arcand
(2003)

Não restam dúvidas de que "As Invasões Bárbaras" (2003) representa a produção de maior sucesso de público e crítica do diretor e roteirista canadense Denys Arcand. Prova disso são os vários prêmios que esta obra-prima cinematográfica obteve, incluindo o de melhor atriz (para Marie-Josée Croze) e melhor roteiro no Festival de Cannes e o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2004.

Envolvente, por articular um humor bastante refinado com todo o drama trazido pelo roteiro, este filme, que representa a seqüência de Le Déclin de l'empire américain (1986), do mesmo diretor, promove o reencontro de grandes amigos, personagens principais do primeiro filme, companheiros de docência em uma universidade, que compartilham ideais e formas de pensar. Trata-se de uma obra cinematográfica extremamente sutil, de uma sensibilidade ímpar e que propicia as mais diversas reflexões.

O enredo de "As Invasões Bárbaras" se dá em torno de Rémy (Rémy Girard), um historiador, professor universitário em Montreal, que se encontra em fase terminal de um câncer, e de seu filho, Sébastien (Stéphane Rousseau), administrador de riscos financeiros em Londres que tenta a todo o tempo proporcionar ao pai um final de vida melhor, com menos sofrimento. 

Nenhum comentário: