quarta-feira, 11 de maio de 2011

Câmara discute nesta quarta-feira propostas para Carnaval 2012

Audiência pública defende volta dos desfiles para Avenida Amaral Peixoto   

O sambistas de Niterói começam a definir, em audiência pública na Câmara Municipal nessa quarta-feira (11.05) a partir de 19h, os planos para a melhoria da organização do Carnaval niteroiense. No encontro, organizado pelos vereadores Paulo Bagueira e Carlos Magaldi serão discutidos, entre outros temas, a necessidade do retorno permanente do espetáculo à Avenida Amaral Peixoto, no Centro, a partir do Carnaval de 2012. O objetivo é dar mais visibilidade à festa, melhorar a infraestrutura para a passagem das agremiações e também aumentar as dependências reservadas ao público e demais profissionais envolvidos na organização do espetáculo. A audiência também discutirá a viabilidade de construção de uma área permanente de desfiles em Niterói. O projeto de revitalização do Carnaval está sendo organizado pela União das Escolas de Samba de Niterói (Uesbcn) em parceria com a Câmara Municipal.

“Junto com o Vereador Magaldi lutamos pela revitalização do carnaval da cidade e estamos evoluindo. A cada ano a festa fica mais organizada e profissional e nossa luta agora é, não só passar o desfile para a Amaral Peixoto, mas oferecer estrutura de trabalho às escolas para que elas se organizem antecipadamente, inclusive na busca de patrocínios”, explica Paulo Bagueira, que preside o legislativo de Niterói. Ele lembra que no ínio do mês passado esteve em Brasília em busca de parcerias para viabilizar um projeto de incentivo fiscal para as escolas junto à Lei Rouanet.

Para o Vereador Caros Magaldi antecipar as discussões sobre o carnaval é fator primordial para uma melhor organização das agremiações em 2012. “Estamos antecipando as discussões e queremos que os dirigentes compreendam isso. A importância de unidos, nos organizarmos para termos uma festa digna de nossa história”, acrescenta ele.

Em meados de 2005, foi iniciado o processo de revitalização do Carnaval, com a criação da Uesbcn, após quinze anos de interrupção dos desfiles oficiais. Desde 2006, o evento acontece na Rua da Conceição, com organização de dirigentes da Uesbcn, em parceria com a empresa Niterói, Esporte, Lazer e Turismo (Neltur), da prefeitura de Niterói. Em média, um público de seis a dez mil pessoas, entre sambistas e público, têm comparecido diariamente ao evento, realizado entre o sábado e a terça-feira de Carnaval.

“Graças ao trabalho dos nossos sambistas, o espetáculo cresceu. A Rua da Conceição já não tem mais dimensões para receber o público, que a cada ano, é mais numeroso e precisa de dependências mais adequadas”, afirmou o presidente da Uesbcn, Ito Machado. Os dirigentes da Uesbcn salientam que para a realização do desfile na Avenida Amaral Peixoto, será necessário um trabalho de organização bem elaborado, com a criação de um cronograma antecipado, com o suporte financeiro, por parte do poder público, para que as agremiações possam qualificar mais seus desfiles e se adequar as dimensões maiores do corredor viário.

Desde o ano passado, membros da Uesbcn vêm mantendo contatos com representantes Liga das Escolas de Samba de Cabo Frio, na organização do projeto de construção de uma área permanente de desfiles em Niterói, com as dimensões necessárias à passagem das agremiações da cidade. O município da Região dos Lagos Fluminense é o único no estado que possui uma passarela com barracões anexos à área de desfiles. "Queremos aproveitar essa experiência para elaborarmos um projeto que atenda as nossas necessidades. Certamente isso qualificaria muito o nosso Carnaval", afirmou Ito Machado. Para legitimar o projeto, a Uesbcn pensa em organizar um abaixo assinado, que a cada mês ficaria em uma das agremiações filiadas. A área pleiteada para a construção ainda está sendo escolhida.

“A audiência pública na Câmara de Niterói será fundamental para a concretização dessa nova fase que pode se transformar em um marco na história do Carnaval na cidade, fazendo com que consigamos trazer de volta os bons tempos da década de 70, e 80, considerado o melhor período de nossos desfiles oficiais, quando a festa era considerada a segunda maior do país”, declarou Ito. A Uesbcn tem 25 escolas de samba e quinze blocos carnavalecos de enredo e de embalo entre os seus filiados.

Audiência em Brasília -

No último dia 13 de abril, esses vereadores e o colega Waldeck Carneiro (PT) estiveram em Brasília reunidos com o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sergio. No encontro foi discutida a possibilidade da Petrobras patrocinar as oficinas de adereços, ritmistas e confecção de fantasias que a União já tem aprovada junto à Lei Rouanet. 

Nenhum comentário: