terça-feira, 3 de maio de 2011

Câmara faz sessão solene em homenagem aos 80 anos da AFAC


A Câmara de Vereadores de Niterói faz amanhã, quarta-feira, dia 4, sessão solene em homenagem à Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac), que completa 80 anos de fundação, sendo a mais antiga instituição filantrópica em funcionamento na cidade. A iniciativa do Vereador Paulo Bagueira terá início às 20 horas e durante a solenidade a instituição doará à Câmara a Lei Orgânica do Município confeccionada em braile, além de 18 placas que serão afixadas na porta de cada um dos gabinetes dos vereadores também escrita em braile. “É um esforço que estamos tendo para ampliar a acessibilidade da Câmara, tornado-a um ambiente acessível a todos”, explica o Presidente Paulo Bagueira.

Ainda em comemoração ao aniversário da Afac, haverá no hall de entrada da Câmara uma exposição com fotos, vídeos e demonstrações práticas do projeto de orientação e mobilidade da instituição que atende cerca de 800 pessoas: 500 dentro dos projetos de reabilitação e 300, pelo SUS.

Fundada em 1931 com o objetivo de atender o deficiente visual, a Afac iniciou seu projeto de inclusão com uma fábrica de vassouras. Até 1938, funcionou num galpão localizado na praia da Boa Viagem, que também funcionava como abrigo. Nesse mesmo ano, transfere-se para uma casa em Santa Rosa, onde permaneceria até 2005, quando ganha sua sede definitiva, localizada no Ponto Cem Réis, no Fonseca.

As modificações dos conceitos de atendimento ao portador de deficiência – voltado para a inclusão social e a independência individual – levaram a Afac a se transformar num centro de reabilitação visual em 1994, deixando, assim, de ser local de acolhimento para cegos. Como parte desse projeto, em 2009 nasceu o serviço de dispensação de órteses (lentes, lupas e binóculos) e próteses oculares. A Afac é a primeira e única instituição no Estado do Rio a oferecer esses equipamentos pelo SUS.

Nenhum comentário: