terça-feira, 3 de maio de 2011

Como driblar o inverno que engorda

Especialista Jacqueline Serra aconselha suplementos naturais para suprir carências energéticas provocadas pelo clima frio   

Estudo recente na University College London chegou a conclusão que ligar o aquecedor em casa ou no escritório durante o inverno pode determinar o aumento da obesidade. No Brasil pesquisadores não podem culpar aquecedores pelos quilinhos extras que as pessoas venham a ganhar no clima frio, até porque a necessidade de aquecimento atinge uma minoria de lares. Mas os médicos e os nutricionistas continuam a procura do grande vilão que ataca nesta época do ano.

A médica pós-graduada em medicina ortomolecular Jacqueline Serra tem uma explicação para esse enigma que atormenta tanto ingleses como brasileiros. “Quando chega o final do inverno” – relata ela - “o número de pacientes em meu consultório aumenta bastante, principalmente mulheres. Tudo porque nesta estação o corpo fica mais lento e o metabolismo tem que trabalhar mais para fornecer energia. E quem nos dá energia? Os alimentos. E são neles que descontamos nossas carências energéticas, vamos dizer, sazonais”.

A médica é especialista também em antienvelhecimento e modulação hormonal. Ela explica que no tratamento da obesidade e fatores outros que agridem o físico mais correto, alguns suplementos naturais vêm sendo utilizados. Um deles é o green coffee, um extrato de café verde que auxilia na perda de peso. Além disso, Jacqueline vem observando que a substância combate a depressão, aumenta a taxa metabólica, diminui a pressão arterial e ajuda na absorção intestinal dos açúcares.

A médica recomenda, como emagrecedor, de 100 a 200mg de extrato de green coffee por dia. Mas contraindica para pessoas que sofrem de ansiedade, hipertireoidismo, gastrite crônica e úlceras duodenais. Crianças também não devem tomar a substância. Jacqueline diz quer suplementos naturais são uma boa saída para quem deseja emagrecer com saúde. Além de fornecer vitaminas, elas suprem as necessidades eventuais do organismo. “Atividades físicas, boa alimentação e hábitos saudáveis são os mais importantes para quem deseja manter o peso no inverno, pois o suplemento deve apenas acompanhar e ajudar a melhorar o funcionamento do corpo”, conclui Jacqueline Serra. 

Nenhum comentário: