quarta-feira, 11 de maio de 2011

Missa em si menor no Teatro Municipal


A Companhia Bachiana Brasileira apresenta Missa em si menor, de Johann Sebastian Bach, para coro, orquestra e solistas no dia 12 de maio, às 19h, no Teatro Municipal de Niterói. A obra mais importante de Bach terá direção e regência de Ricardo Rocha.

 A obra

Terminada em 1749, um ano antes de sua morte, esta grande e mesmo monumental Missa em si menor, de J. S. Bach, é sua “obra-testamento”, a que, entre as mais de mil que escreveu, foi seguramente a mais importante sob vários aspectos. Ele próprio, já trêmulo e com a cegueira em desenvolvimento, escreveu que “Esta Missa é o meu credo como cristão e músico numa declaração só.” – É triste saber que não viveu para ouvi-la, pois que, salvo algumas partes, nunca pôde montá-la por completo em vida.

A Missa em si menor foi uma das raras obras que Bach compôs sem qualquer evidência de encomenda, ou seja, ele o fez por necessidade própria e íntima. E além de, nela, ter-se utilizado técnica e estilisticamente de tudo o que a tradição musical do Ocidente produziu até sua época, assim como tudo o que ele próprio cultivou e desenvolveu com excelência ao longo da vida, é unânime, do ponto de vista musical, a opinião de que ela tenha significado não somente sua obra-síntese como compositor, mas também a revelação da alma ecumênica que possuía como cristão, a expressão de um profundo anseio de reunião da Igreja que acreditava una, mas que, de fato, estava dividida em denominações. Afinal, trata-se de uma missa católica, escrita em latim por um luterano convicto (que tinha, portanto, o uso da Bíblia em alemão como uma obrigação), com a utilização deliberada do Credo do Concílio de Nicéia, do século IV(325), convocado pelo imperador romano Constantino I, o primeiro a aderir ao cristianismo. Para Bach, importava o fato de que o Credo Niceno-Constantinopolitano ou, como aparece em sua partitura, Symbolum Nicenum, representar, historicamente, a única declaração de fé cristã aceita pela Igrejas Católica, Ortodoxa e Protestantes em geral.

Cia. Bachiana Brasileira

 O Grupo CCR é um dos maiores grupos de concessão de infraestrutura da América Latina, empregando atualmente cerca de 10 mil colaboradores. É responsável por 2.437 quilômetros de rodovias administrados por suas concessionárias nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.  O Grupo CCR também atua em negócios correlatos, tendo participação de 38,25% na STP e de 45% no capital social da Controlar. Além disso, está presente no segmento de transporte de passageiros com a Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, por meio da Concessionária ViaQuatro, com participação de 58% no capital social da empresa. O Grupo CCR possui um consistente histórico de incentivo cultural, iniciado a partir de um amplo estudo realizado junto às cidades cortadas pelas rodovias do grupo e que teve por objetivo mapear os equipamentos culturais existentes. Dessa forma, a empresa busca atuar diretamente nas áreas de maior carência cultural, levando produções brasileiras de qualidade para todas as regiões de abrangência de suas concessionárias. Mais de 1 milhão de pessoas tiveram acesso às iniciativas patrocinadas pelo Grupo CCR, por meio de projetos de circo, cinema, teatro, dança, exposições e outras manifestações artísticas.

A montagem

Para a Companhia, que acumula uma montagem anterior da Missa em si menor em 2005, enfrentar novamente a preparação desta obra foi quase como recomeçar do zero, dada à sua enorme dificuldade técnica e estilística, além, claro, de sua enorme envergadura. Ela é a maior Missa musicada de todos os tempos, com coros polifônicos dificílimos, ricos em coloraturas onde quase não é possível respirar. Ao todo são 17 coros (18 se considerarmos a volta ao Osanna), o que significa algo como preparar e cantar, num único programa, o coro inicial de 17 Cantatas.

Nossa montagem preserva e desenvolve a sonoridade que marca e personaliza artisticamente a Cia. Bachiana, com seu som flautado nas vozes e nos instrumentos, o “messa di voce” ou “barriga barroca” nas notas longas, os crescendi e decrescendi nos respectivos desenhos ascendentes e descendentes das linhas melódicas (ao invés dos crescendi orquestrais clássicos), os eventuais chiaro-oscuro dos planos dinâmicos e outros princípios capazes de reconstruir o pathos do barroco germânico que alimentou nosso compositor em sua época.

Esta montagem é patrocinada pelo MinC (lei de Incentivo à Cultura) e pelo Grupo CCR, por meio de suas concessionárias CCR Ponte, CCR NovaDutra e CCR ViaLagos.


Missa em si menor – Teatro Municipal de Niterói
Dia: 12 de maio - quinta-feira
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal de Niterói - Rua XV de Novembro, 35, Centro - Niterói.
Ingresso: R$ 20,00 / meia-entrada: R$ 10,00
Classificação: Livre

Nenhum comentário: