segunda-feira, 2 de maio de 2011

Nucleoplastia reduz hérnia de disco e evita cirurgia

Quem nunca sentiu dor nas costas e se assustou, achando que tem hérnia de disco e que o caminho é a sala de cirurgia? Apenas 20% dos casos de hérnia de disco necessitam inter­venção cirúrgica, afirma o ortopedista Fernando Lamy, entusiasta da Nucleo­plastia, técnica autorizada pela FDA e ANVISA é utilizada há quatro anos no Brasil, e a mais de dez anos em países do primeiro mundo, com resultados satisfatórios, em pacientes cujos discos ain­da não se romperam. 

“É uma técnica minimamente invasiva, trata a hérnia de disco, artrose da coluna vertebral e demais doenças degenerativas sem cirurgia, realizada por meio de cauterizações do disco, provocando sua retração”. explica o ortopedista. Quando o tecido do núcleo se retrai, a pressão sobre a raiz do nervo afetado diminui, aliviando a dor. 

Segundo Fernando Lamy, especi­alista e pioneiro na técnica aqui no Brasil e um grande entusiasta deste procedimento, a hérnia de disco surge como resultado de vários pequenos traumas na coluna que, com o passar do tempo, vão lesando as es­truturas do núcleo gelatinoso existente entre as vértebras. Também pode ocorrer como consequência de um trauma severo sobre a coluna. “A hér­nia de disco aparece quando o núcleo do disco se rompe, invadindo o canal medular ou os espaços por onde saem as raízes nervosas, levando à compressão dessas raízes e causando a dor”, explica. 

Dr. Fernando Lamy diretor médico da Clinica Spine Center e também especializado em joelho, ressalta que a coluna vertebral tem a capacidade de armazenar traumas ao lon­go do tempo, sem apresentar qualquer sintoma descon­fortável. Quando a dor apa­rece é sinal que a coluna pode estar num grau consi­derável de degeneração de suas estruturas, alerta o mé­dico.  

Quem sente dor nas costas que se irradia para os membros deve procurar o especialista com urgência, aconselha o ortopedista, lembrando que a Nucleo­plastia pode ser aplicada sem restrição de idade e que a indicação é feita com base no resultado do exame de ressonância magnética. 

Agora aquela afirmação de que toda hérnia de disco só teria solução com cirurgia vira mito: Nucleoplastia é a solução.

Spine Center - Av. Sete de Setembro, 241 em Icarai - Tel.: 2611-8816 / 7849-9993 / 2704-8279

Nenhum comentário: