quinta-feira, 5 de maio de 2011

Região Leste Metropolitana terá Plano Diretor

Secretários de Estado se reúnem com agentes do Comperj com objetivo de integrar os projetos

Os municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) ganharão um Plano Diretor Regional para que sejam definidas em conjunto as diretrizes para a ocupação deste território. Esta foi uma das diversas determinações da reunião de coordenação do Fórum Comperj, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (04/05), na sede da Secretaria de Estado do Ambiente.

Esta coordenação se formou por determinação do governador Sérgio Cabral, que designou os secretários de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto; do Ambiente, Carlos Minc; e de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, para serem interlocutores do Governo do Estado no Comperj. O objetivo desta coordenação é centralizar e integrar os projetos que são elaborados pelos setores envolvidos.

Sobre o Plano Diretor para a Região Leste Metropolitana, o secretário Felipe Peixoto irá a todos os municípios fazer a interlocução com os prefeitos, buscando informações para subsidiar sua elaboração. Está sendo estudada a proposta de contratar uma consultoria para produzir os insumos para o Plano Diretor Regional e quem custeará será a Petrobrás.

Outra ação da Secretaria de Desenvolvimento Regional será um levantamento junto às prefeituras de suas demandas e projetos para formular propostas de configuração regional, além disso, buscar apoiar os municípios no encaminhamento destas demandas. A Secretaria também ficou responsável por organizar reuniões temáticas, junto ao Conleste, para que os técnicos das prefeituras e do governo estadual debatam problemas, busquem soluções e apresentem projetos para os municípios envolvidos.

“Nossa proposta é promover a gestão e a função social do território e da economia, através de políticas públicas de estímulo e fomento ao desenvolvimento regional, de forma integrada e sustentável”, afirmou o secretário Felipe Peixoto.

O secretário Minc apresentou quatro grandes temas dentro de sua área que envolvem as questões da água, do saneamento, da recomposição das matas ciliares e a preservação de área no entorno do Comperj. O secretário Julio Bueno falou a importância da instalação do Porto de São Gonçalo para o desenvolvimento econômico da região.

Estavam presentes no encontro representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), da Universidade Federal Fluminense (UFF), CAIXA e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Nenhum comentário: