A Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) programou uma série de atividades para a 9ª Semana de Museus, que acontece entre os dias 16 a 22 de maio próximos , em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Neste ano, o evento contará com a participação de 1006 instituições museológicas de todo o país em mais de 3080 eventos, todos em torno do tema Museu e Memória. O encontro é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Segundo a Superintendente de Museus da SEC, Márcia Bibiani, o evento é um momento nacional de interação entre os órgãos museológicos, que colabora para a valorização e importância do setor entre a população.
- Nesta nona edição, a Semana de Museus ganha uma dimensão ainda maior, pois estamos debatendo um tema fundamental, que é Museu e Memória, eleito pelo Conselho Internacional de Museus, em função da atual conjuntura internacional. Acredito que as atividades a serem realizadas em nossos museus possibilitarão melhor reflexão para a recuperação e a valorização da memória do estado do Rio de Janeiro - disse.
A programação da 9ª Semana Nacional de Museus será a seguinte:
16/05 - 14h - A abertura da 9ª Semana de Museus, no Museu do Ingá, pela Superintendente de Museus da SEC, Márcia Bibiani, seguida da palestra "As Políticas Culturais do Estado do Rio de Janeiro e o lugar da memória nos municípios fluminenses", pela profª Clise Campos, da COMCULTURA/UERJ. Às 15h, acontecerá a mesa redonda " Para não perder a memória: narrativas sobre as experiêrncias fluminenses", seguida de debate.
Museu Carmem Miranda
17/05 - 13h às 14h – Museu Carmem Miranda –Palestra Carmem Miranda e a Moda, pelo diretor do museu, Cesar Balbi.
17/05 e 18/05 - 14h às 17h – Museu Carmem Miranda – Oficina de confecção de turbante, pelo grupo de convivência dos idosos, focalizando o legado artístico de Carmem Miranda.
Museu da Imagem e do Som (MIS)
18/05 – 14h –Museu da Imagem e do Som (MIS) – Palestra sobre a Memória da imagem : Acervo de Augusto Malta, com o cientista social Roberta Zanata. Às 16h, palestra Memória da Música: Coleção Rádio Nacional, pela pesquisadora Rachel Valença.
Museu do Ingá
17/05 - 17h – Museu do Ingá - Lançamento de livros e exposição de fotografias sobre Nilo Peçanha, no Salão de Vidro. O livro Nilo Peçanha e o Rio de Janeiro no cenário da federação foi organizado pela Profª Dra Andréa Telo da Côrte. É resultado do Colóquio Nilo Peçanha e o Estado do Rio de Janeiro no cenário da Federação, realizado a 19 de agosto de 2009, que reuniu historiadores, diretores de arquivos e de museus, para discutir a atuação do político fluminense na articulação de uma via alternativa para o poder, diante das poderosas oligarquias de Minas Gerais e de São Paulo, as disputas intra-oligárquicas no estado do Rio e os debates intelectuais do período. Edição Funarj/Imprensa Oficial do RJ.
17/05 – 16h - Museu do Ingá - Lançamento do livro Politica, Economia e Finanças - Campanha Presidencial (1921-1922) Conferências de Nilo Peçanha. - Edição Funarj / Imprensa Oficial RJ.
17/05 – 16h às 19h – Museu do Ingá – Abertura da Exposição de fotografias de Nilo Peçanha e a Campanha da Reação Republicana (1922), com coleção de 40 fotografias inéditas doadas ao Museu pela viúva do principal biógrafo de Nilo Peçanha, Brígido Tinoco, a sra. Maria da Conceição Tinoco, em 1984.A mostra focaliza a campanha eleitoral para a presidência da república, em 1921, que ficou conhecida como a campanha da reação republicana.
19/05 – 10h – Museu do Ingá - Palestra “Memória e Poder”, com: Edylane Eiter - Historiadora, Pós-graduanda em Gestão do Patrimônio Cultural e Mestranda em Educação (UFF).Será debatida como essa relação de memória e poder se dá na construção das tradições e dos costumes da nossa sociedade e como lidar com ela.
19/05 – 15h às 16h – Museu do Ingá - Música no Museu – Apresentação da Orquestra Jovem de Niterói, formada pelos alunos do Projeto Aprendiz – música na EScola.
20/05 – 10h – Museu do Ingá - Exibição do filme, Narradores de Javé, dirigido por Eliane Caffé, reunindo elementos que vislumbram a importância dos sujeitos na história e a reflexão sobre a oposição que ele faz entre história, memória e diferentes olhares na busca de uma "verdade"– todas ligadas à cultura oral. Após a projeção haverá debate coordenado pelas professoras Andréa Tello da Corte e Bárbara Harduim.
21 e 22/05 – às 15h – Museu do Ingá - Visita mediada temática: As Memórias do Palácio - Da sua origem como a chácara ao palacete de Sande, propriedade do industrial português, José Francisco Correa, o Conde de Agrolongo, até chegar ao Palácio do Governo Fluminense, e setenta anos mais tarde, no Museu de História de Artes do Estado do Rio de Janeiro/Funarj.
Casa de Oliveira Viana
19/05- 18h30min – Casa de Oliveira Viana - Projeto Música na Matriz( Projeto extra muros da COV com a Igreja Matriz de São Lourenço do bairro do Fonseca). Conjunto Música Antiga da UFF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário