quinta-feira, 26 de maio de 2011

Secretário cumpre agenda na França a convite do governador Sérgio Cabral

Felipe Peixoto quer conhecer novos modelos de desenvolvimento sustentável na pesca e aquicultura    

O secretário de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, embarcou para a França, nesta última terça-feira, dia 24/05, a convite do governador Sérgio Cabral, para conhecer os dois Pólos de Competitividade Marítima do País e os sistemas de pesca e de aquicultura local. O objetivo é obter informações sobre infra-estrutura, logística de desembarques, sistemas de conservação e comercialização de pescado.

Desde 2005, a França instituiu dois Pólos de Competitividade Marítima, sendo um na região da Bretanha (Pôle Mer Bretagne) e um na região Sul (Pôle Mer PACA). Estes pólos franceses representam uma política de gestão do território e do espaço marítimo, que promovem e estimulam a formação de redes entre indústrias, centros de pesquisa e formação, visando ações que promovam o desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura.

O objetivo do secretário Felipe Peixoto é reproduzir no estado do Rio estratégias semelhantes às bem sucedidas da França, adaptadas às especificidades fluminenses, visando o desenvolvimento regional, pautadas na sustentabilidade. Ainda segundo o secretário, é importante recuperar esse espaço no mercado nacional e, para isso, é preciso priorizar a logística e a tecnologia.

 “A França está em primeiro lugar no cultivo de mexilhões e em segundo na produção aquícola da União Européia, por isso é interessante estabelecermos uma relação de cooperação para trazer a tecnologia francesa para o território fluminense. Este tipo de política é de interesse da nossa Secretaria, que engloba o Abastecimento e a Pesca”, concluiu o Secretário.

Felipe Peixoto viajou acompanhado de uma delegação do Estado do Rio. Entre eles, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – FIPERJ, Marco Botelho e técnicos, que irão estreitar parcerias e intercâmbio técnico-científico nas áreas relativas ao setor pesqueiro e naval. Na semana seguinte, Sérgio Cabral vai à França cumprir agenda com o secretário.

Nenhum comentário: