segunda-feira, 23 de maio de 2011

Textos clássicos encerram o Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro

Na reta final do Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro, quatro espetáculos adultos e dois infantis encerram a mostra competitiva que acontece no Teatro Princesa Isabel, em Copacabana, desde 3 de maio. Textos clássicos como “Álbum de Família”, de Nelson Rodrigues, e “A Bela e a Fera”, marcam o fim das apresentações.

O Festival, que será encerrado no domingo, 29 de maio, com o espetáculo infantil “O Bobo da Corte”, irá anunciar os vencedores em uma grande festa cultural no dia 1º de junho, também no Teatro Princesa Isabel. Para analisar os trabalhos, a comissão julgadora conta com Sérgio Miguel Braga, Lucianno Maza, José Eudes, Cláudio Vieira de Mello, Denise Zuzianne e Bruna Campello.

Todas as produções concorrem nas categorias de melhor espetáculo (adulto e infantil), melhor diretor, melhor ator, melhor figurinista, melhor cenógrafo, melhor produtor e melhor iluminador. Mais informações na página oficial do evento http://teatrofest.com.

Confira o serviço geral do Festival:

ADULTO

(Terça-feira) 24 de maio – 21h         
Proibido para Menores
De Coletivo Arte em Foco
Direção: Eder Martins
Produção: Coletivo Arte em Foco
Cenografia: Ddenis pacher
Figurinos: Jhon Santana
Iluminação: Marcelo Moacir
Coletivo Arte Em Foco
Com André Vilela, Bruno Elias, Eder Martins, Fábio Gozzi, Larissa Cruz, Roberta Marcelino.
Sinopse: Um espetáculo musicado que mostra períodos da transição entre a adolescência e a fase adulta sob a ótica do jovem cartunista Leo que dá inicio a criação do quadrinho: Proibido Para Menores composto por quatro quadro
14 anos
70 min

ADULTO

(Quarta-feira) 25 de maio – 21h        
As Diferenças      
Texto, direção e iluminação: Otávio Moreira
Produção: Ilma Moreira, Ilma Tolentino, Aline Teixeira
Cenografia e figurinos: Otávio Moreira e William Barbosa
Cia de Teatro Talentos da Vila Vintem
Com Anderson Harry, Anderson Abreu, Erika Santos, Fernanda Suzart, Cleber Silva, Hislany Midon, Hudson Batista, Juliana Javanholi, Juliana Falcão, Mary Villela, Milene Léoker, Widson Ramos, Renata Suzart,Otávio Moreira, Vanielle Bethânia, Vandré Nascimento, Raphael Picollo, Pablo Santos, Alan Ribeiro, Elisa Xavier, Sérgio Luiz, Juliana do Carmo, Reginaldo Gonçalves, Wallace Oliveira.
Sinopse: A peça é contada em 4 atos que se dividem em épocas distintas (1930/40, 1950/60, 1970/80, 1990/até os dias atuais) da nossa história, onde são retratados fatos, modos e costumes da sociedade; mas especificamente o comportamento e evolução da mulher e como eram seus relacionamentos e tratamentos perante a sociedade machista até os dias de hoje.
16 anos
120 min

ADULTO

(Quinta-feira) 26 de maio – 21h             
Álbum de Família  
De Nelson Rodrigues
Direção, cenografia e iluminação: Jorge Farjalla
Produção: Margarida Produções
Figurinos:Rogério França
Cia Guerreiro
Com Alisson Joenck, Anna Machado, Bárbara Mariah, Elea Mercurio, Ipojucan Dias, Jaqueline Farias, Jorge Farjalla, Lu Mendonça, Raphaela Tafuri, Ursula Carine Cabral de Mello, V. Murici, Wesley Aguiar.
Sinopse: A proposta da encenação é levar à linguagem da obra rodriguiana, Álbum de Família, os signos e símbolos presentes na obra, por isso o cenário será um corredor de terra vermelha dividido em três espaços: o sofá, onde estarão presentes todos os personagens da obra, o quarto da mulher grávida, onde essa personagem sofre as dores do parto, e a sala da fazenda, onde acontece a cenas, conduzindo o espectador a um outro universo.
18 anos
85 min

ADULTO

(Sexta-feira) 27 de maio – 21h                  
O Pelicano         
De August Strindberg
Tradução, direção, cenografia e iluminação: Marcelo de Barros
Figurinos e produção: Companhia Teatro Arte Dramática
Companhia Teatro Arte Dramática
Com Vera Monteiro, Bruno Araujo, Leonardo Arena, Kim Kamberlly, Ana Hayss.
Sinopse: Quando o pai morre, a família começa a viver uma forte decadência financeira, o que acaba culminando em uma necessidade de reaproximação afetiva entre todos os seus membros, afeto esse esquecido com o tempo. Tal necessidade leva mãe, filho, filha, genro e governanta a perambularem pelos corredores da casa remoendo suas angústias, passando humilhações, vexames, privações, fazendo revelações escandalosas e ouvindo insultos uns dos outros.
18 anos
80 min

INFANTIL

(Sábado) 28 de maio -17h         
A Bela e a Fera           
Adaptação e direção: Celio Franco
Produção:Cia Martins Franco
Cenografia: George Righetti
Figurinos: Nancy Ricon
Iluminação: Celio Franco
Cia Martins Franco
Com Jessica Machado, Gabriel Azambuja, Diego Luri, Neco Ibañez, Agatha Brum, Amanda Ribeiro, Leandro Lima, Caiky Maia, Wellington Bossoni.
Sinopse: Numa pequena aldeia francesa, no final do século XVIII, onde vive Bela, uma jovem que foge da rotina de sua vida e dos galanteios de um pretendente através dos livros. Um dia, seu pai, que é um inventor, chega no castelo de uma fera muito feia e assustadora, e é feito prisioneiro. Para salvá-lo, Bela se oferece para assumir o lugar do pai, e a Fera aceita.
Livre
60 min

INFANTIL

(Domingo) 29 de maio -17h                     
O Bobo da Corte  
Texto, direção produção: Rodrigo de Castro
Cenografia: Rodrigo de Castro e Iran Silva
Figurinos: Mauricio Osborne e Rodrigo de Castro
Iluminação: Zé Assunpção
Grupo Ciadraca
Com Mauricio Osborne, Victor Barbosa, Elci Soares, Bruno Suzano.
Sinopse: O reino encantado vivia em completa harmonia. Até que um dia o Conselheiro Real que também é um feiticeiro, cansado de receber ordens do Rei resolve tomar o seu lugar, e para isso rouba sua coroa e enfeitiça a rainha para roubar o cetro real. O Bobo é a única pessoa que pode salvar o Rei e seu reino.
Livre
60 min

Local: Teatro Princesa Isabel - Av. Princesa Isabel, 186 – Copacabana.
Telefone: 2275-3346
Data: 3 a 29 de maio de 2011
Adulto: de terça a sexta às 21h
Infantil: Sábados e domingos às 17h
Preço: R$30,00 (inteira)
Confira a programação completa do Festival na página oficial do evento http://teatrofest.com

Nenhum comentário: