quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bombeiros em luta recebem apoio da população de Niterói


Os bombeiros que seguem lutando por melhores condições de trabalho e por salários dignos, já que recebem o pior salário da categoria em todo o país, fizeram grande manifestação na cidade e receberam apoio da população nas ruas e prédios.

No momento a luta pela liberdade dos bombeiros que continuam presos no quartel da corporação em Charitas é a principal pauta do movimento de luta. Mães, filhas, esposas, amigos, colegas bombeiros e apoiadores em geral estiveram unidos na passeata que foi da Praia de Icaraí até as Barcas, no Centro da cidade. No caminho, diversos pedestres colocaram fitas vermelhas nos braços e nos pulsos demonstrando apoio à causa. Motoristas de táxi, de ônibus e de carros de passeio também amarraram fitas vermelhas nos pára-brisas dos veículos.

Uma das palavras de ordem ouvida nas ruas e que emocionava toda a população que passava pelo movimento dizia: “Soltem os Heróis”. O hino da corporação dos bombeiros e o hino nacional também foram cantados diversas vezes em uma só voz por todos os presentes. Por algumas vezes os bombeiros se ajoelharam e colocaram as mãos na cabeça simbolizando a forma com que seus companheiros foram tratados por pequena parte da policia que, seguindo a ordem de Sergio Cabral, invadiu o quartel e prendeu os manifestantes. 

“A cidade de Niterói é solidária a estes companheiros bombeiros que são verdadeiros heróis da sociedade. Caminhamos de Icaraí até o Centro e vimos diversas fitas, panos e bandeiras vermelhas nas janelas de várias pessoas. Herói não é bandido, a sociedade sabe disso e já mostrou nas ruas que não concorda com a prisão arbitrária feita pelo governador e apóia a luta por melhoria salarial da categoria.”, disse o Vereador Renatinho (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal.

Na chegada à praça Araribóia os manifestantes se reuniram e convocaram a população para se manifestar. Servidores da educação e da saúde da rede estadual estiveram presentes e manifestaram seu apoio aos bombeiros e seu repúdio a Cabral. Estudantes da rede estadual e trabalhadores em geral também demonstram sua indignação. Diversos bombeiros emocionados e certos de que sua luta é de importância fundamental para a sociedade também se pronunciaram e agradeceram o apoio da população.

A luta seguirá até que TODOS os bombeiros sejam libertados e que sejam efetivadas as melhorias salariais e das condições de trabalho!

Nenhum comentário: