Escoteiros organizam as mudas que foram plantadas em Pendotiba
Para os escoteiros, o exercício da cidadania não se limita às atividades desta época do ano. De acordo com Ricardo Garcia, é preciso envolver todos os segmentos da sociedade nestas iniciativas. "Plantios de mudas, limpezas de trilhas e de praias são atividades saudáveis, pois estimulam a educação ambiental e o compromisso de toda a população com a proteção do meio ambiente. A conscientização é o primeiro passo para a mudança de hábito. Os escoteiros desempenham papel importante, pois a juventude tem grande potencial para disseminar esse ideal nos outros meios em que circula, como a escola, a comunidade e a família", afirma.
Um dos projetos em que os escoteiros estão inseridos é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias na orla de Niterói. Ano passado, mais de 150 jovens estiveram na ação realizada ao redor da Ilha da Boa Viagem, em setembro. O evento visa sensibilizar a população sobre os perigos da presença do lixo nos ecossistemas marinhos e obter dados sobre a quantidade de detritos presente nos oceanos, praias e lagoas. Em Niterói, o projeto ocorre há 14 anos e é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade em parceria com a Fundação Municipal de Educação (FME).
Escoteiros preparam a muda para o plantio em Pendotiba
O Movimento Escoteiro propicia aos jovens uma oportunidade de contato direto com a natureza que muitas vezes os pais não podem oferecer. As excursões e acampamentos são exemplos de atividades ao ar livre em que os escoteiros entendem na prática a importância do respeito ao meio ambiente e se mobilizam para colaborar com sua preservação.
Em abril do ano passado, centenas de escoteiros ajudaram no socorro às vítimas da tragédia causada pelas fortes chuvas que atingiram o município. Na ocasião, além de organizar o trabalho voluntário de recolhimento e distribuição de donativos para os desabrigados, os escoteiros atuaram diretamente nos locais de enchentes e desmoronamento assim como nos abrigos. Também estiveram na sede do corpo de bombeiros, auxiliando em atividades como cozinha e controle de veículos para que os oficiais fossem para as ruas.
Para Ricardo Garcia, pequenas ações feitas por muitos jovens têm um grande impacto positivo para a biodiversidade. Dessa forma, o Escotismo pode contribuir decisivamente para a construção de um mundo melhor. “O exemplo dado pelos escoteiros incentiva toda a sociedade a se empenhar por uma prática ambiental sustentável. Mutirões como esses geram resultados positivos sobre a flora e a fauna da região, beneficiando a todos”, finaliza o chefe escoteiro.
Escotismo na cidade
Niterói e São Gonçalo reúnem 13 Grupos Escoteiros com efetivo de aproximadamente 600 jovens e adultos atuando nos bairros de Boa Viagem, Centro, Fonseca, Icaraí, Itaipu, Jurujuba, Pendotiba, Piratininga e São Francisco. Em São Gonçalo, os escoteiros concentram-se nos bairros de Santa Luzia e no Colubandê. Para mais informações sobre o Escotismo, acesse o site http://www.escoteiros.org.br.
Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível,
Fernando Lima Barros Chaves
Equipe Regional de Comunicação
União dos Escoteiros do Brasil – Região Rio de Janeiro
Tel.: (21) 8810-5000
http://www.escoteiros.org.br/
Escoteiros: construindo um mundo melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário