quarta-feira, 1 de junho de 2011

Escoteiros promovem mutirão no Horto do Fonseca no Dia do Meio Ambiente

Escoteiros no Horto do Fonseca após mutirão ecológico no local ano passado   

Ação ajuda na conscientização ecológica e na aquisição de hábitos saudáveis     

Mais de 300 escoteiros vão realizar um mutirão de limpeza no Horto do Fonseca, neste domingo, 05 de junho, Dia do Meio Ambiente. O objetivo da iniciativa é conscientizar a população sobre os riscos da presença do lixo no local e estimular a preservação da área a fim de eliminar focos de doenças e evitar a proliferação de ratos. Desde 1982, os jovens do 49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil promovem ações ambientais na região. Desta vez, os escoteiros do bairro contarão com o apoio de Grupos Escoteiros das cidades de Maricá, São Gonçalo e Rio de Janeiro, além de outros participantes de Niterói.

Escoteiros organizam as mudas que serão plantadas em Pendotiba

No último sábado, 28 de maio, cerca de 50 escoteiros de Niterói e Maricá fizeram um plantio de mudas no Morro do Jacaré, em Pendotiba. As ações se inserem no escopo do XX Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica cujo tema este ano é "Parques, praças e áreas verdes: abrace esse espaço!". A cada ano, o projeto mobiliza aproximadamente 60 mil escoteiros em todo o país.

Escoteiros preparam a muda para o plantio em Pendotiba

Para Mônica Fiorentino, coordenadora adjunta do Distrito Escoteiro de Niterói, os eventos contribuem para a recuperação da biodiversidade. “Essas iniciativas ajudam na manutenção dos ecossistemas de nossa cidade. São ações que buscam proteger o meio ambiente e estimulam a participação comunitária. Os moradores costumam elogiar o trabalho que os escoteiros organizam nesse sentido”, explica Mônica. 

Jovens e adultos participaram da ação no Morro do Jacaré

Aberto à participação da comunidade, a ação de cunho ambiental no horto terá inicio às 9 horas com uma “Varredura Ecológica” a fim de retirar todo o lixo de pequeno e médio porte deixado no local pelos seus frequentadores. Para realizar a retirada do lixo, os escoteiros utilizarão sacos plásticos biodegradáveis e luvas. Estima-se a retirada de 300 quilos de lixo durante o evento, em especial itens como: canudos de refrigerante, pontas de cigarros, latas e plásticos em geral.

Centenas de escoteiros de Niterói participaram do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em 2010

À tarde, a turma que está “Sempre Alerta” vai fazer o plantio de centenas de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na área de horto. Para encerrar o evento, será inaugurado o “Canteiro Escoteiro”, espaço de preservação que será mantido por meio de um projeto de educação ambiental liderado pelos jovens do próprio grupo.

Escoteira preenche ficha com informações sobre o lixo encontrado no litoral

O Horto do Fonseca, também conhecido como Jardim Botânico de Niterói, é a maior área verde da Zona Norte do município, local de preservação de espécies raras da flora. A ação ambiental no horto será desenvolvida em parceria como o 3º Distrito de Limpeza da Clin, a Administração Regional do Fonseca (PMN) e o Núcleo de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói.

Escoteiros fazem contagem e separação do lixo recolhido ao redor da Ilha da Boa Viagem

O exercício da cidadania não se limita às atividades desta época do ano. De acordo com Luiz Carlos Monteiro, presidente do Grupo Escoteiro sediado no horto, é preciso envolver todos os segmentos da sociedade em ações como estas. "Plantios de mudas e limpezas de trilhas e praias são atividades saudáveis, pois estimulam a educação ambiental e o compromisso de toda a população com a preservação do meio ambiente. A conscientização é o primeiro passo para a mudança de hábito. A juventude tem grande potencial para disseminar esse ideal nos outros meios em que circula, como a escola, a comunidade e a família", afirma o dirigente.

Um dos projetos em que os escoteiros estão inseridos é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias na orla de Niterói. Ano passado, aproximadamente 150 jovens estiveram na ação realizada ao redor da Ilha da Boa Viagem, em setembro. O evento visa sensibilizar a população sobre os perigos da presença do lixo nos ecossistemas marinhos e obter dados sobre a quantidade de detritos presente nos oceanos, praias e lagoas. Em Niterói, o projeto ocorre há 14 anos e é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com a Fundação Municipal de Educação (FME).

Segundo Ricardo Garcia, biólogo e chefe escoteiro responsável pelo plantio em Pendotiba, os escoteiros ficam entusiasmados com a oportunidade de contribuir com a causa ecológica. “É uma iniciativa que, de fato, contribuirá com nosso ecossistema. A transformação social e ambiental começa em atitudes simples do cotidiano”, garante.

Durante esta semana, os escoteiros estão participando das atividades da Semana do Meio Ambiente oferecidas pela Câmara Municipal de Niterói em parcerias com outras instituições. Neste sábado e domingo, dias 04 e 05 de junho, de 9 h às 11 h, os escoteiros também vão estar envolvidos com a campanha de educação ambiental na Praia de Icaraí, em frente à Reitoria da UFF e no Campo de São Bento, respectivamente.

Para Glauber Lima, coordenador do Distrito Escoteiro de Niterói, pequenas ações feitas por muitos jovens têm um grande impacto positivo para a biodiversidade. Dessa forma, o Escotismo pode contribuir decisivamente para a construção de um mundo melhor. “O exemplo dado pelos escoteiros incentiva toda a sociedade a se empenhar por uma prática ambiental sustentável. Mutirões como esses geram resultados positivos sobre a flora e a fauna da região, beneficiando a todos”, finaliza o chefe escoteiro.

Sessão solene homenageia Escotismo em Niterói em junho

Este ano, o Movimento Escoteiro comemora 101 anos no Brasil. Para celebrar a data, será promovida uma Sessão Solene da Câmara Municipal de Niterói, no dia 13 de junho, segunda-feira, a partir das 18 horas. O evento comemora também o Dia Municipal do Escotismo (14 de junho) cuja lei de autoria do vereador Carlos Magaldi foi sancionada este ano com a finalidade de reconhecer a contribuição do Escotismo na vida da cidade e na formação da juventude, além de sua participação histórica com trabalho voluntário em importantes iniciativas prestadas em prol da sociedade niteroiense como no incêndio do Gran Circus Norte-americano em 1961 e nas chuvas que assolaram a cidade em abril de 2010.

Niterói e São Gonçalo reúnem 13 Grupos Escoteiros com efetivo de aproximadamente 600 jovens e adultos atuando nos bairros de Boa Viagem, Centro, Fonseca, Icaraí, Itaipu, Jurujuba, Pendotiba, Piratininga e São Francisco. Em São Gonçalo, os escoteiros concentram-se nos bairros de Santa Luzia e no Colubandê. Para mais informações sobre o Escotismo, acesse o site http://www.escoteiros.org.br.

Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível

Nenhum comentário: