quinta-feira, 9 de junho de 2011

Gilson Cantarino recebe medalha e título na Câmara

O plenário e galerias da Câmara de Vereadores de Niterói receberam, na noite de segunda-feira, dia 6, personalidades da política, da administração, amigos e familiares do médico Gilson Cantarino. Todos foram prestigiar a entrega da Medalha Albert Sabin e o Título de Cidadão Benemérito, oferecidos ao ex-secretário estadual e municipal de Saúde pelo primeiro vice-presidente do Legislativo niteroiense, vereador Carlos Magaldi (PP). Cantarino, visivelmente emocionado, agradeceu o carinho e disse que aquele era um momento único em sua trajetória pública e uma grande emoção como cidadão. Carlos Magaldi, que presidiu a sessão solene, ressaltou que, de todas as homenagens que já presenciara “aquela era, sem dúvida, a mais sincera e emocionante”.

O ex-prefeito Godofredo Pinto lembrou as realizações de Cantarino e o vice-prefeito José Vicente Filho dedicou todo seu discurso elogiando a trajetória pública do homenageado. O autor da proposta de homenagem, Carlos Magaldi, lembrou a importância do ex-secretário quando do momento em que perdeu a filha num acidente de carro. “Acordei e ele estava ao meu lado, jamais vou esquecer aquele momento”, disse.

Secretário de Saúde do primeiro governo do Prefeito Jorge Roberto Silveira(1989-1992), Gilson Cantarino enfrentou uma provável epidemia de dengue com criatividade, quando pediu ao governo cubano auxílio para combater a doença que começava a surgir em várias regiões do país, notadamente no estado do Rio de Janeiro, da qual Cuba tinha conhecimento técnico e científico para o enfrentamento da epidemia. Em seguida, Gilson ficou a frente da implantação do Programa Médico de Família em Niterói, mais tarde lançado em todo o Brasil, na qual uma equipe de médico e enfermeiro é responsável direto pelo atendimento de um grupo de famílias, notadamente de áreas carentes. O sucesso do programa em Niterói, existente até os dias atuais, levou o Governo Federal a implantá-lo em outras regiões do país com o nome de Saúde da Família. Anteriormente, Gilson participou ativamente da implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil, sendo inclusive presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Gilson também foi Secretário Estadual de Saúde no governo Anthony Garotinho.

Entre os que foram aplaudir a homenagem a Cantarino, formaram a mesa, além de Magaldi, Godofredo Pinto; José Vicente Filho; e os secretários municipais Michel Saad e Euclides Bueno, de Governo e Saúde, respectivamente. Também estiveram presentes os ex-secretários Adir Motta Filho e Marcos Gomes; os vereadores Vitor Junior e José Carlos Vicente, este último de São Gonçalo; o secretário de Saúde de Maricá, Carlos Alberto Karp; e o presidente do PT, Anderson Pipico. Os atuais secretários Tânia Rodrigues, de Acessibilidade; e Miguel Vitoriano, de Integração Comunitária; entre outros, também participaram. 

Nenhum comentário: